CTB e Fetar pedem apoio na negociação do piso


Representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (Fetar) se reuniram na manhã desta quarta-feira (1º) com o deputado estadual Elton Weber.



No encontro, os sindicalistas solicitaram o apoio do deputado nas negociações do salário mínimo regional de 2017. O presidente da Fetar, Nelson Wild, apresentou a proposta unificada dos sindicatos. De acordo com cálculos do Dieese, o índice de reajuste solicitado é de 10,45%. O projeto do governo, com previsão de reajuste de 6,47%, mesmo índice do salário minímo nacional, estava previsto para chegar à Assembleia até o final do dia. Segundo o assessor da CTB Haroldo Brito até agora não houve disposição do governo em conversar. As Centrais também estão preocupadas com uma possível extinção do piso. O deputado afirmou que buscará um encontro entre sindicalistas e o governador José Ivo Sartori. Também garantiu que assim que o governo enviar o projeto à Assembleia tentará um encontro entre as Centrais e o Colégio de Líderes.

Atualmente, o piso regional está em R$ 1.103,66, e com o reajuste proposto, passaria para R$ 1.219,00. A data base das cinco faixas do mínimo regional é 1º de fevereiro.

Texto: Patrícia M