Liziane exalta legado deixado pelos farroupilhas em Sessão Solene temática




Durante pronunciamento em homenagem à Revolução Farroupilha, em solenidade especial alusiva ao tema na sessão plenária dessa quinta-feira (15), a deputada Liziane (PSB), representando a bancada PSB e a deputada Any Ortiz (PPS), lembrou os gaúchos que fizeram a revolução com gratidão e reconhecimento pelo legado que deixaram, incluindo a herança de princípios e valores.



“Farrapos, sua luta não foi em vão e prova disto é esta homenagem, na casa parlamentar em que Bento foi seu primeiro presidente. Penso, tento lembrar e imaginar como foram aqueles tempos no casarão que hoje abriga o nosso memorial e que era a sede do poder executivo da então recém instalada república rio-grandense”, refletiu Liziane.

A deputada também destacou o jeito de viver do povo gaúcho a partir de valores que influenciam na formação do caráter e norteiam as famílias até hoje. “Para mim, que desde pequena, e agora na condição de deputada estadual, recolho do movimento os mesmos princípios de amor à terra em que nascemos, à família, ao republicanismo, à ética e tantos outros valores que formam nosso caráter e jeito gaúcho de ser e viver”, disse.

A parlamentar lembrou ainda que os ideais de Bento Gonçalves, David Canabarro, Onofre Pires, Bento Manoel, Gen. Neto, Giuseppe e Anita Garibaldi e tantos outros, continuam vivos no presente e, por certo, continuarão para sempre.

Ao final, declarou o amor e respeito que tem, junto com os companheiros de bancada, pela Revolução Farroupilha e o país. “Tenho, e tem os deputados do PSB, o mesmo amor e respeito pelo Brasil e pela Revolução Farroupilha. Aos que vivem o presente da revolução desejamos que nunca nos esqueçamos dos farroupilhas e que a luta e os ideais que defenderam sejam também os nossos, pois assim como eles não desistiram do Brasil, que nós também não desistamos nem do Brasil, muito menos do Rio Grande do Sul”, concluiu.

A Sessão Solene foi aberta com pronunciamento da presidente do Parlamento, deputada Silvana Covatti (PP), e contou com a presença de representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Texto: Raquel Quevedo / Fotos: Elaine Martins