Deputados aprovam projeto que institui Semana
 Estadual de Prevenção de Doenças Renais


Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, o projeto de Lei 52/2016 da deputada Liziane Bayer (PSB), que propõe a Semana Estadual de Prevenção de Doenças Renais, a ser realizada anualmente na segunda semana de março, bem como instituir o Dia do Rim, a ser comemorado em 12 de março, com inclusão no calendário oficial de eventos do Estado. A votação ocorreu na sessão plenária dessa terça (13/09) com apreciação de mais 12 propostas. 


A proposta se justifica no fato de que a instituição de uma semana especial para tratar sobre o tema traz maiores possibilidades de atuação, não só para os especialistas da área, mas para toda a sociedade, podendo fazer com que menos pessoas sejam acometidas por doenças renais, a partir da prevenção. “É muito importante que as pessoas conheçam sinais e sintomas que indiquem qualquer anormalidade no funcionamento dos rins. O conhecimento sobre o assunto pode ser o diferencial para um diagnóstico precoce de quaisquer doenças renais, o que aumentaria as chances de sucesso no tratamento e na recuperação do paciente, podendo inclusive evitar o encaminhamento para as sessões de hemodiálise e futuros transplantes”, defende Liziane.

Além disso, com o PL 52/2016 em vigor, métodos preventivos deverão ser difundidos nos meios sociais como instrumento para a proteção da saúde individual e coletiva, bem como para a melhoria da gestão financeira do Sistema Único de Saúde – SUS, pois o custo da prevenção é inferior em relação ao tratamento, destacou a proponente.

SAIBA MAIS:
De acordo com estatísticas, a incidência de doenças renais na população é relativamente alta em todo o mundo, chegando a atingir 10% da população mundial, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) as doenças que acometem os rins atingem 2 milhões de Brasileiros, totalizando 500 milhões de pessoas em todo mundo, sendo que 60% não sabem, pois são doenças silenciosas.
As doenças renais crônicas (DRC) afetam pessoas de todas idades e raças, sendo que 1 a cada 5 homens e 1 a cada 4 mulheres com idade entre 65 e 74 anos tem doenças renais crônicas, e a partir dos 75 anos estes números aumentam e as doenças renais chegam a atingir 50% da população idosa.
Por isso, a criação de uma semana destinada especificamente para a discussão de determinado tema, com a participação da sociedade e do Poder Público, pode ser extremamente benéfica para a proteção da saúde de todos.

Texto: Raquel Quevedo/ Foto: Elaine Martins