PSB/RS qualifica 1.500 pré-candidatos 
para as eleições municipais deste ano





Com o último Encontro Regional, realizado no sábado (04/06) em Pelotas, o Partido Socialista Brasileiro (PSB/RS) encerrou com êxito seu propósito estratégico de preparar e qualificar os pré-candidatos da sigla para as eleições deste ano. No total, os seis encontros, realizados em Porto Alegre (13/05), Passo Fundo (14/05), Santa Rosa (15/05), Uruguaiana (28/05), Santa Maria (29/05) e Pelotas (04/06) reuniram cerca de 1.500 participantes.


O PSB gaúcho vem organizando com responsabilidade sua inserção no mapa eleitoral do Rio Grande do Sul. Já são 103 pré-candidatos a prefeito, 94 vice-prefeitos e dois mil pré-candidatos a vereadores em todo o Estado. “Somos um partido diferenciado e, por isso, temos a responsabilidade de apresentar a sociedade as melhores propostas e lideranças preparadas para enfrentar os desafios de administrar e legislar nas cidades do nosso Estado”, destacou o presidente do PSB/RS e vice-presidente nacional, Beto Albuquerque. Na avaliação dos socialistas quanto mais vitórias a sigla obtiver em 2016 mais condições terá de lançar candidatura própria à presidência da República. “Nosso partido, historicamente, é o que mais tem reelegido projetos e representantes porque temos compromissos com as pessoas”, completou.

Orientações sobre as mudanças na legislação eleitoral, gestão pública, bandeiras do PSB, propaganda eleitoral, planejamento de comunicação e marketing político digital. Estes foram os temas dos painéis apresentados nos Encontros Regionais que reuniram socialistas de 200 municípios.

O primeiro tema foi apresentado foi a legislação eleitoral e as finanças partidárias, sob a condução do Secretário de Organização do PSB/RS e coordenador da Bancada Socialista, Mário Bruck. Ele destacou as novas regras impostas pela minirreforma eleitoral salientando que é preciso ter responsabilidade e respeitar no processo eleitoral. Nós socialistas fazemos a boa política respeitando os limites e cumprindo com nossas obrigações. A nossa qualificação e responsabilidade nos guiará para as vitórias. Temos que fazer a diferença no dia a dia das cidades. Não vamos desistir do Brasil, não vamos desistir dos Estados e não vamos desistir dos municípios”. 

O secretário de Formação Política, Carlos Orling, tratou da gestão pública, com foco nos deveres das administrações socialistas. “O desafio da nossa atuação na campanha eleitoral será melhorar a qualidade do debate para poder instituir nossa forma de gestão pública diferenciada”, disse, defendendo que os governos liderados pelo PSB se diferenciem por gestos que não dependam de recursos, mas sim, de símbolos.  Ao criticar o sistema político vigente, o socialista defendeu a urgência da reforma política. “Hoje existem 34 partidos políticos no país que servem muito mais como um ‘negócio’. Isso é um deboche com o sistema partidário. O prefeito, o vereador, e o vice-prefeito do PSB têm o dever de atender aos aspectos técnicos, legais, éticos e políticos da gestão”, disse.

Primeiro-secretário do PSB, Juliano Paz apresentou os cinco eixos que devem nortear os planos de governo dos socialistas, conforme deliberação da executiva estadual. São compromissos do partido com a sociedade, contém propostas para a saúde, a educação, a segurança, o desenvolvimento local e sustentável, a participação social e a transparência, a igualdade de oportunidades, entre outros. “O conteúdo das nossas pré-candidaturas não podem ser o mesmo das outras siglas. É preciso ter a marca dos socialistas de todo o Brasil, que dialogue com a nova política da gestão e da governança de excelência, legados deixados por Eduardo Campos”.

O painel sobre comunicação foi dividido em três etapas. Coordenadora de comunicação do PSB/RS, a jornalista Daniela Miranda falou sobre o poder da comunicação no processo eleitoral. “O planejamento, a definição da estratégia de marketing, será um diferencial competitivo dos candidatos, diante das peculiaridades desta eleição diferenciada, com novas regras como a diminuição do tempo de campanha”, projetou. A jornalista da Bancada do PSB/RS na Assembleia Legislativa, Fabiana Calçada, abordou a nova legislação da propaganda eleitoral, a partir da aprovação da minirreforma eleitoral e a jornalista, Flávia Lima Moreira, salientou a importância do marketing digital e militância virtual para potencializar as pré-candidaturas. “As redes sociais ainda não vencem a eleição, mas certamente ajudam a perder se você não estiver conectado e não souber utilizá-las. É preciso que a mensagem tenha sempre transparência, verdade e causa”, indicou. 

Os segmentos organizados do PSB/RS — Mulheres, Juventude, Negritude, Movimento Sindical, Movimento Popular e LGBT — apresentaram suas principais bandeiras de atuação, sugeriram políticas públicas para nortear os planos de governo socialistas e trataram, ainda, da organização e das pré-candidaturas ligadas aos movimentos. 

Secretária-geral do PSB/RS e dirigente nacional da sigla, Mari Trindade projetou o crescimento eleitoral da sigla nas eleições municipais. Segundo ela, será fundamental para embasar a candidatura do PSB à presidência da República. “Em 2014 iniciamos nossa caminhada de candidaturas próprias com o DNA do PSB. No segundo momento, Beto Albuquerque, como vice, honrou o legado de Eduardo Campos. Estamos trabalhando para que o PSB tenha candidatura própria e possamos eleger Beto presidente do Brasil”, projetou. “Temos que estar preparados para enfrentar os desafios estimulando as pré-candidaturas e fortalecendo nosso protagonismo também no Estado”, disse, destacando também que o período eleitoral é o momento de resgatar a importância da mulher na vida política brasileira. A dirigente lembrou que nas últimas eleições municipais o PSB foi a sigla que mais cresceu no país, ilustrado pela eleição de 3,5 mil vereadores em todo o país, bem como pela reeleição de 74% dos prefeitos. 

Além dos pré-candidatos, os encontros também foram prestigiados por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes municipais e  integrantes dos seis movimentos do PSB ― Mulheres, Juventude, Negritude, Movimento Popular, Sindical e LGBT. Os deputados estaduais Catarina Paladini, Miki Breier e Liziane Bayer, além dos deputados federais José Stédile e Heitor Schuch, participaram das atividades preparatórias visando às eleições deste ano. Em Santa Maria, o anfitrião foi o pré-candidato à prefeitura Fabiano Pereira; em Passo Fundo, o prefeito Luciano Azevedo, que é pré-candidato à reeleição; em Santa Rosa, o vice-prefeito Luis Antônio Benvegnu. Em Pelotas, a atividade foi prestigiada pelos prefeitos e pré-candidatos à reeleição, Dalvi Freitas Soares, em Dom Feliciano, e Fábia Richter, em Cristal. Em Porto Alegre, o prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz prestigiou a atividade.   





  





















Texto e fotos: Daniela Miranda e Saul Teixeira