Protestos contra Reforma da 
Previdência mobilizam agricultores no país


O deputado estadual Elton Weber (PSB) estará nesta quinta-feira (16) nos municípios de Caxias do Sul e Passo Fundo, onde participa de protestos contra a proposta de Reforma da Previdência organizados pela Fetag-RS no Rio Grande do Sul. Ocorrerão atos também em Ijuí, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria, além da manifestação em Brasília e em outros estados.


A reforma é uma das pautas do Grito da Terra Brasil, promovido pela Contag.
A principal modificação da reforma eleva a idade mínima para aposentadoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais para 65 anos. Hoje as mulheres podem se aposentar aos 55 anos e os homens aos 60 anos. Contudo, outras mudanças previstas também preocupam, entre elas a transferência dos segurados especiais do sistema geral da Previdência Social para a Assistência Social, submetendo os agricultores a risco de atraso no pagamento caso haja restrições orçamentárias. A proibição de acúmulo de benefícios, como aposentadoria e pensão, também causam apreensão.

Para o deputado, além de pressionar o governo, as manifestações serão um bom momento para esclarecer a sociedade de que é falso o argumento de que os agricultores não contribuem para o INSS e, portanto, são os responsáveis pelo rombo nas contas da Previdência Social. “Estamos indo para as ruas porque não podemos permitir mudanças que afetem negativamente a aposentadoria rural.”