Oficina de Comunicação qualifica 300 
socialistas para a disputa eleitoral


Em tempos de eleições com recursos reduzidos, as novas plataformas de comunicação deverão ser destaque para apresentar as propostas e atrair os eleitores. Será preciso criatividade e inteligência para fazer diferente. Com este cenário claro em perspectiva, o PSB gaúcho reuniu mais de 300 pré-candidatos para uma oficina de comunicação com ênfase na qualificação para atuar de forma eficiente e eficaz nas redes sociais. O diferencial competitivo dos socialistas está sendo discutido estrategicamente e com muita responsabilidade.  A sigla já conta com 103 pré-candidatos a prefeitos, 94 a vice-prefeitos e mais de dois mil vereadores.  O objetivo é seguir a curva de crescimento conquistada nas últimas eleições diante do novo momento político e eleitoral que passa o país.


A oficina “Mãos na Massa” foi promovida pelo Núcleo de Comunicação do PSB-RS e superlotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa durante o sábado (25/06); Houve sessão de fotos oficiais para campanha, painéis sobre Marketing Político, Mídias Digitais e sobre as novas regras da propaganda eleitoral.

Na oportunidade, os socialistas, liderados pelo presidente Beto Albuquerque, registraram a atividade com uma ação típica das redes sociais, a “selfie socialista”.

A oficina foi organizada por jornalistas e comunicadores filiados ao partido e com experiência em diversas campanhas. “O papel do PSB é se distinguir pelo conteúdo, pelo discurso, pelas ideias e pela prática para melhorar a política. A comunicação, mais do que nunca, é uma oportunidade de restabelecer a conexão entre a política e as necessidades da população”, destacou o presidente do PSB/RS, Beto Albuquerque.

Coordenadora de comunicação do PSB/RS, a jornalista Daniela Miranda falou sobre o poder da comunicação no processo eleitoral, através do Marketing Eleitoral. "O diagnóstico, através do conhecimento do cenário eleitoral e dos públicos-alvos proporciona um planejamento estratégico que pode ser o diferencial de uma campanha". A jornalista, MBA em Comunicação e Marketing, destacou que a estratégia de marketing, possibilita o uso inteligente das ferramentas de comunicação com base na segmentação. "Este deverá ser o diferencial do PSB no Estado, ainda mais diante das peculiaridades desta eleição”, projetou, chamando a atenção para o período mais curto de campanha. Ela também pontuou a necessidade de os pré-candidatos estarem inseridos no universo online, com destaque para o domínio das redes sociais e o engajamento digital. “A verdade é a melhor política, sempre. O PSB está capacitando, preparando, qualificando seus pré-candidatos para oferecer ao povo gaúcho os melhores representantes, melhorando a política para, assim, melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

 O coordenador de Mídias Digitais da Prefeitura de Passo Fundo, Alexandre Mattos, e a jornalista e Cientista Política Gisele Ortolan destacaram a atuação nas redes sociais. “A preocupação do PSB em orientar e preparar seus filiados para uma atuação franca, propositiva e republicana, no ambiente online, reafirma os valores e o compromisso da sigla com a boa política, em todas as esferas de debate, inclusive nos meios digitais”, avaliou Mattos. Gisele falou das principais redes sociais e ferramentas online, salientando as características de cada aplicativo e apontou as melhores estratégias de utilização na campanha eleitoral. "Nesta eleição os candidatos têm muitas opções online para expor suas propostas e apresentar suas campanhas. Nossa orientação é que estejam nas redes sociais e utilizem os recursos que elas oferecem com bom senso".

Os jornalistas Tafael Medeiros e Ana Luiza Godoy integraram o painel de debates acerca das redes sociais e alertaram os socialistas sobre os conteúdos a serem explorados. “É preciso ter cuidado e responsabilidade com aquilo que se posta, curte e comenta. Os pré-candidatos do PSB/RS precisam ser disseminadores das lutas, causas e bandeiras do partido”, salientou Ana, orientando, ainda, que os pré-candidatos ‘sigam’ as lideranças do PSB em todo o Brasil, bem como as páginas e perfis institucionais da sigla.

A jornalista da Bancada do PSB/RS na Assembleia Legislativa, Fabiana Calçada, abordou a nova legislação da propaganda eleitoral, a partir da aprovação da minirreforma eleitoral.

Além da Oficina de Comunicação, o PSB/RS já promoveu neste ano seis encontros regionais com o propósito de qualificar os pré-candidatos da sigla para as eleições, reunindo cerca de 1.500 participantes. “Para vencermos os obstáculos, precisamos investir na qualificação e no conteúdo. O PSB trabalha para eleger os melhores e elevar a qualidade da política”, concluiu Beto Albuquerque, destacando, ainda, que o sucesso da sigla nas eleições municipais será fundamental para o projeto de candidatura própria dos socialistas às eleições presidenciais de 2018.

Na ocasião também foi apresentado a campanha de identidade visual do PSB/RS para as eleições deste ano. A atividade foi prestigiada pelo coordenador da Bancada Socialista, Mario Bruck, pelos dirigentes estaduais Juliano Paz e Anselmo Piovesan e pela secretária de Mulheres Socialistas, Maria Luiza Loose (Malu).



Texto e fotos: Saul Teixeira

Edição: Daniela Miranda