Estado atende reivindicação e amplia validade de exames de mormo no Estado



Será publicada nesta quarta-feira (8) uma instrução normativa que amplia de 60 para 180 dias o prazo de validade dos exames de mormo no Estado.

A medida foi anunciada ontem pelo secretário Ernani Polo após reunião com representantes de entidades de criadores de equinos, quando foram apresentadas informações sobre o levantamento da incidência da doença no Estado. Após um ano do primeiro diagnóstico no Rio Grande do Sul, foram notificados 62 casos positivos da doença, o que representa uma prevalência extremamente baixa, de 0,034%.
A ampliação do prazo era reivindicada pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) e pela Fetag-RS, além de outras entidades representativas de raças equinas e de criadores. De acordo om o deputado Elton Weber, a permissão de trânsito por seis meses beneficia a todos usuários e especialmente garante os eventos equestres, como rodeios e cavalgadas. “As análises técnicas apresentadas em relação aos últimos 12 meses nos dão a segurança necessária para a ampliação do prazo.”

Texto: Patrícia Meira