Deputados irão pressionar por espaço na COP7


Reunida em Porto Alegre, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa decidiu nesta quinta-feira (19) pressionar para que a cadeia produtiva do tabaco participe da comitiva oficial do Brasil na 7ª conferência das Partes (COP7) da Convenção quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que será realizada em novembro, na Índia. Para isso, os deputados tentarão marcar audiências em seis ministérios: Agricultura, Desenvolvimento Social e Agrário, Saúde, Trabalho, Fazenda e Relações Exteriores.



Um dos proponentes da audiência pública, o deputado estadual Elton Weber, criticou que entidades que representam agricultores e indústrias não participem da formulação da proposta do Brasil e sequer tenham acesso a ela. “O único caminho é a força política. Precisamos saber qual a posição brasileira que será levada a COP7.” O deputado pretende ir a Índia acompanhar o debate e promete brigar, dentro ou fora da Conferência.
Durante a audiência também foi definido que os deputados tentarão reverter uma normativa do Banco Central emitida em 3 de maio que restringe o acesso ao crédito por produtores de fumo. Texto: Patricia Meira / Foto: Rafaela Redin