Weber entrega relatório pela 
prorrogação do CAR em Brasília 


O deputado Elton Weber (PSB) esteve reunido nesta quarta-feira (27) com o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Guedes de Guedes, e entregou a ele o relatório da Subcomissão criada na Assembleia Legislativa para tratar das dificuldades de adesão CAR e que recomenda a prorrogação do prazo que se esgota no dia 5 de maio no país. Guedes de Guedes não acenou com um alongamento oficial do prazo, mas garantiu que o sistema continuará aberto após essa data.


O secretário também demonstrou a compreensão do governo federal da necessidade de que o agricultor familiar não seja penalizado a partir do dia 6, mantendo, assim, as conquistas da Lei 12.651 que criou o Código Florestal, como a dispensa de reserva legal e o escalonamento para recuperação de áreas de curso d´água, que varia de acordo com o tamanho de cada propriedade. "Sai um pouco mais tranquilo com a compreensão técnica do governo de que algo precisa ser feito para preservar os direitos assegurados no Código".

Nesta quinta-feira (28), Weber estará no Congresso Nacional onde pretende conversar com a bancada gaúcha no sentido de pressionar para que essas conquistas ou mesmo uma prorrogação possam vir por Medida Provisória. O deputado também terá agenda no Ministério da Agricultura, quando irá tratar sobre a oficialização da revisão das Instruções Normativas 56 e 59 e sobre a fiscalização no ingresso de cargas de citro no Rio Grande do Sul. 
Patricia Meira Cardoso - MTE 6.413 | PSB - 11:09-28/04/2016