UERGS será tema de audiência 
pública na Assembleia Legislativa



A transferência da sede da Reitoria da UERGS para o prédio onde funciona a Unidade Porto Alegre - no prédio da Fundação CEEE - e a manutenção da universidade no prédio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, serão pautas de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. O requerimento foi apresentado na manhã desta terça-feira (5), durante reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Tecnologia, com apoio do deputado Catarina Paladini.



Conforme o requerimento, a Reitoria da UERGS está instalada no Centro de Porto Alegre, em um prédio alugado, ao custo de R$ 80 mil mensais, enquanto a unidade de ensino está localizada no bairro Agronomia, sem custo de locação. “Há algum tempo tratamos desse assunto para garantir um espaço melhor para o trabalho da Reitoria, porque não faz sentido que esse setor funcione distante dos alunos. Outra preocupação é desonerar o Estado, pois o valor pago mensalmente é muito alto e, com a transferência, pode ser utilizado para investimentos no ensino”, avaliou o deputado Catarina Paladini.

Sobre a questão de Novo Hamburgo, Catarina explicou que precisa ser avaliada. “Precisamos buscar mais informações para saber em que condições está funcionando e os motivos para a desativação do espaço. Acredito que são temas importantes e distintos, que envolvem a mesma instituição, mas precisam ser trazidos para o debate nesta casa”, afirmou.

Criada em 2001, por iniciativa do então deputado estadual Beto Albuquerque, a UERGS é uma das grandes bandeiras do PSB. Presidente do PSB no RS e vice-presidente nacional, Beto sempre lutou pela manutenção das atividades da universidade, bem como o seu fortalecimento como instituição de ensino. O deputado Catarina tem sido grande parceiro na luta por melhores condições da universidade em seus dois mandatos.