Referência em Saúde Prisional, direção do 
presídio central apresenta projeto em Brasília


O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Catarina Paladini, parabenizou a direção do Presídio Central de Porto Alegre e a equipe do Laboratório de Controle da Tuberculose da Unidade Básica de Saúde do PCPA/Hospital Vila Nova, pelo prêmio recebido em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com os 4,6 mil apenados, na prevenção da tuberculose e DST/Aids . O trabalho foi apresentado nesta quarta-feira (30), em Brasília, no Seminário sobre Saúde Prisional com foco na Tuberculose e nos Resultados do Projeto TB Reach.



Catarina salientou que o Presídio Central é sempre alvo da fiscalização e de críticas por parte da CCDH e da sociedade. “Quando um fato positivo dessa relevância acontece, precisamos reconhecer. O trabalho na área da saúde desenvolvido pela equipe do Presídio Central, mesmo com toda a dificuldade existente, precisa ser enaltecido. O reconhecimento da Câmara Federal é de grande importância e temos que valorizar”, afirmou.

Em 2015, Catarina esteve no Presídio Central, quando conheceu a realidade do local. Inaugurado em 1956, o projeto previa 667 vagas, em 1956. Atualmente, presídio ultrapassa em 119% sua capacidade: tem 4650 presos e desde 2013, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, do Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis (DEVIT), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), submeteu a casa de detenção ao projeto com vistas à detecção de casos no sistema Prisional.