Mulheres Socialistas debatem
 estratégias para o protagonismo político


A Secretaria de Mulheres do PSB/RS promoveu, sábado (02/04), seu tradicional encontro estadual alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A atividade, realizada na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, marcou o início do processo de preparação para os desafios de 2016. As estratégias para potencializar a participação e o protagonismo das socialistas nas eleições municipais de outubro foram tema central da atividade. “Lugar de mulher socialista é nas Câmaras de Vereadores, nas prefeituras e nas vice-prefeituras a partir de 2017”, projetou a secretária estadual do movimento, Maria Luiza Loose (Malu).



Reunindo pré-candidatas de 25 municípios gaúchos, o evento contou com painel sobre marketing político digital, com a realização de trabalhos em grupo, apresentação cultural e orientações gerais para o planejamento e êxito da campanha. Os deputados estaduais Catarina Paladini e Liziane Bayer, a vereadora de Porto Alegre, Séfora Mota, a diretora do Departamento de Políticas para Mulheres da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Salma Valencio, e o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, estiveram entre os presentes.

O presidente do PSB/RS, Beto Albuquerque, através de um vídeo, destacou o encontro como ferramenta para fortalecer a luta socialista em defesa das mulheres, bem como um laboratório para qualificação visando o sucesso nas eleições deste ano. “Precisamos mobilizar lideranças femininas em todo o Estado, para que o PSB tenha um conjunto de mulheres que concorram a vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas. As mulheres socialistas podem contar com o PSB nesse desafio pela igualdade de gênero e pela busca dos espaços de poder”, disse.

Responsável pela criação da Secretaria de Mulheres do PSB/RS, Mari Trindade realizou análise da conjuntura política atual. “Neste momento em que a política está desacreditada, o PSB precisa mostrar o seu diferencial. Eduardo Campos nos deixou um maravilhoso legado que inspira nossas novas lideranças nacionais, como o companheiro Beto Albuquerque. Em 2016 precisamos mostrar nossa capilaridade, nossa força, para chegarmos ainda mais preparados para as eleições de 2018”, disse. Em relação à pauta específica das mulheres, a secretária especial do PSB e secretária-geral do PSB/RS, destacou a sensibilidade e olhar feminino como atributos fundamentais para o sucesso das mulheres na vida política.

A diretora do Departamento de Políticas para Mulheres da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Salma Valencio, ressaltou que as socialistas são referência na luta pelos direitos humanos, sobretudo, no que diz respeito à defesa das mulheres. Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (CCDH), o deputado Catarina Paladini defendeu a presença de mais mulheres nos espaços legislativos e executivos. “Lugar de Mulher é na política. Além de exercer o direito o votar, as mulheres socialistas precisam exercer o direito de serem votadas”, disse, defendendo, ainda, o combate à violência doméstica, ao feminicídio, e a busca pela igualdade de gênero.

Integrante da executiva nacional de Mulheres Socialistas e pré-candidata à prefeitura de Gravataí, Anabel Lorenzi defendeu um maior engajamento das mulheres na política partidária. “Somos a maioria da população brasileira, mas isso não se reflete nos espaços de poder, principalmente os políticos. Ainda somos subrepresentadas. Estamos aqui para debater estratégias que nos ajudem a alterar essa realidade a partir das eleições municipais deste ano”, disse a ex-secretária de Mulheres do PSB/RS. A deputada estadual Liziane Bayer, defendeu que as características próprias das mulheres sejam colocadas a serviço da melhoria de vida da população. “Temos um olhar diferente sobre a vida, possuímos uma sensibilidade mais aguçada. Precisamos que essas atributos sejam levados para o pleito municipal. As mulheres terão um papel fundamental no sucesso do PSB nas eleições municipais”, projetou.

Vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB) igualmente prestigiou a atividade, atendendo ao convite do presidente do PSB de Porto Alegre e diretor do DMAE da capital, Antônio Elisandro de Oliveira. Ele comentou sobre o cenário político nacional, defendendo eleições gerais para o “Brasil sair da paralisia”. Em relação ao cenário local, Melo destacou a atuação dos socialistas nos governos municipal e estadual.

Na início da tarde, as Mulheres Socialistas foram contempladas com a apresentação de dança do grupo Lis Lilah, composto por mulheres entre 13 e 80 anos.

TEXTO E FOTO: Saul Teixeira