Evento na AL debate ampliação da
 Rede Legislativa de Rádio e TV no RS 


A Assembleia Legislativa, em parceria com a Câmara dos Deputados e Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), debateu, na manhã desta sexta-feira (29), a Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Rio Grande do Sul, mecanismo de comunicação que viabiliza a transmissão em parceria da programação dos canais legislativos por meio de multiprogramação. A iniciativa da Câmara vem facilitando a adesão das assembleias legislativas e câmaras municipais, permitindo o acompanhamento da atividade legislativa pela população.


Durante o evento, realizado na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), foi assinado acordo de cooperação técnica de TV Digital envolvendo a Câmara de Vereadores de Passo Fundo, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa. O termo foi assinado pela deputada Liziane Bayer (PSB), representando a Mesa Diretora da AL; pelo secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB/MA); e pelo presidente da Câmara de Passo Fundo, vereador Márcio Assis Patussi.

O secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Cleber Verde (PRB/MA), que está empenhado em disseminar a Rede pelo país, disse que é preciso aproximar os dirigentes dos legislativos das informações sobre a viabilidade deste sistema de comunicação, que a maioria desconhece. Segundo ele, o modelo barateia os custos e se multiplica, oportunizando a transparência do processo legislativo e estreitando a relação com os eleitores. Na sua manifestação, a deputada Liziane Bayer (PSB) ressaltou a relevância da TV Câmara durante a transmissão, no dia 17 de abril, da sessão de admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Novos canais para o RS 
O Rio Grande do Sul registra baixa adesão à Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, com menos de 30 solicitações de municípios, mas dez estão tendo seus projetos técnicos encaminhados pelo Ministério das Comunicações, conforme adiantou Rodrigo Gebrim, ao explicar a política de comunicação do órgão para a Rede Legislativa. Ontem, informou, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou o pedido de consignação de um canal para Pelotas, que em breve poderá começar a transmissão. Esse procedimento dentro do Ministério é simples e rápido, desde que formalizado através de um órgão federal, como é o caso da Câmara dos Deputados.

Antes, a Anatel fazia a identificação do canal, função que o Ministério assumiu para dar agilidade aos novos pedidos, não havendo pendências dos pedidos feitos pela Câmara. Foram 672 solicitações de inclusão de canal no último ano, sendo que do Rio Grande do Sul foram dois pedidos de FM, dois de TV, e cinco RTV (retransmissão de outras TVs). Estão em andamento os pedidos de canais de TV para Pelotas, já aprovado, Bagé e Rio Grande, com solicitações de projeto técnico em aprovação para Erechim (FM), e TV para Santa Rosa, Erechim, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, São Borja e Vacaria.

Também participaram do evento, a coordenadora da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados, Evelin Maciel, o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Rodrigo Lucena, e o superintendente de Comunicação da ALRS, Flávio Dutra.
Multiprogramação 

O recurso da multiprogramação, utilizado pela Rede Legislativa, é a capacidade técnica do sistema de televisão digital de dividir um canal de 6MHZ, antes usado para a TV analógica para a transmissão de uma única emissora, para a transmissão de quatro emissoras de TV. Assim, com um só transmissor é possível levar ao ar até quatro canais de maneira independente, cada um com até 24 horas de programação própria. As emissoras de rede compartilham infraestrutura e reduzem os custos de operação. Esse uso hoje é permitido apenas para emissoras da União. Na Rede Legislativa, os quatro canais são dois nacionais (TV Câmara e TV Senado), um estadual (TV Assembleia) e um municipal (TV Câmara).

Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 13:00-29/04/2016 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Vinicius Reis