Subcomissão do CAR recebe
 denúncia em Santa Maria 



O deputado Elton Weber (PSB) pretende acionar os órgãos estaduais competentes para a verificação de exagero na cobrança por alguns profissionais para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na região Central do Estado. A denúncia ocorreu durante audiência pública da subcomissão nesta segunda-feira, em Santa Maria. Segundo testemunhos, o valor chegaria a R$ 800 por hectare.  “Não dá para deixar as coisas assim. Com certeza, não é justo”, diz Weber, proponente da subcomissão cuja relatora é a deputada Liziane Bayer.



O prazo de adesão ao CAR, previsto no Código Florestal, termina no dia 5 de maio. Os agricultores querem mais tempo, alegam que faltou assistência técnica e jurídica gratuita do poder público e argumentam que não há como aderir sem o desfecho da ação do Ministério Público que questiona o decreto estadual do Bioma Pampa. “Nas três audiências que fizemos até agora, em Caxias, Rio Pardo e Santa Maria, os agricultores são unanimes: querem fazer o CAR, mas querem o tempo necessário para fazer certo, para não haver problemas no futuro.”

De acordo com dados do Serviço Florestal Brasileiro, o percentual de área cadastrada no Estado era de 13,07% no final  de fevereiro. Considerando as 441.467 mil propriedades rurais gaúchas, a adesão era de 30,49% ou 134.619 estabelecimentos. Criada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa em fevereiro, a subcomissão que tratadas dificuldades na implantação do CAR fará outras três audiências em Santa Rosa (4/4), Bagé (11/4) e Porto Alegre (18/4). O relatório deve ser finalizado até 15 de abril. Texto: Patricia Meira Cardoso - MTE 64413 | PSB - 16:59-28/03/2016 - Foto: Elaine Martins