Subcomissão da Telefonia e Internet
 planeja agenda em Brasília



A subcomissão de Telefonia, Internet e Serviços no Meio Rural da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa define, nesta semana, as audiências públicas que serão realizadas no Estado para mapear a situação de acesso dos agricultores aos serviços. Devem ser pelo menos quatro debates.



Na segunda-feira (7), na primeira reunião, na 17ª Expodireto, em Não-Me-Toque, ficou clara a urgência de modificação do marco regulatório no país para estabelecer padrões de qualidade, obrigações e punições para as empresas. Por isso, o relatório da subcomissão será encaminhado à bancada federal gaúcha, em Brasília.

A ampliação da banda larga no Interior por meio de parcerias como a da Telebras com cooperativas também pode ser um caminho para que o produtor consiga falar ao celular e acessar a Internet com menos dificuldade e menor custo. “A infraestrutura da comunicação é preponderante para o desenvolvimento da agricultura”, reforço o deputado estadual Elton Weber, presidente da subcomissão, que irá a Brasília conversar com presidente da Telebras, Jorge Bittar.

Durante o encontro, no auditório do Pavilhão Internacional, foram vários os relatos de problemas. Presente ao encontro, Bittar reforçou que as reclamações precisam ser formalizadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela fiscalização. O promotor do Ministério Público de Passo Fundo, Cristiano Ledur, lembrou que as empresas assinaram um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) no qual se comprometeram a ampliar o sistema de telefonia até 31 de março deste ano no raio de 30 quilômetros da sede dos municípios. O deputado federal Heitor Schuch criticou a qualidade dos serviços prestados pelas empresas e disse que está trabalhando em Brasília para mudar esta situação.

Também participaram da reunião o presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e da Farsul, além do vice-presidente da subcomissão, deputado estadual Sérgio Turra (PP). A audiência foi transmitida ao vivo pela Internet.