Subcomissão cobra maior fomento 
do Executivo para avanço do CAR 


Uma maior participação do poder executivo federal e estadual no fomento e na implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi o que o deputado estadual Elton Weber (PSB) defendeu nesta segunda-feira (14) na primeira reunião da subcomissão criada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para tratar das dificuldades de implantação do CAR no Estado. A audiência pública ocorreu na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.



Weber enfatizou que mesmo em Caxias do Sul, onde a mobilização de prefeitura, entidades e sindicatos de trabalhadores rurais garantiu apoio técnico e jurídico ao agricultor, a adesão não ultrapassa os 60% das propriedades. Weber voltou a defender a prorrogação do prazo, que vence em 5 de maio no país. “Os agricultores e agricultoras não fizeram o CAR porque não queriam, mas porque haviam dúvidas, existem dúvidas até hoje, o produtor não é técnico.” O deputado federal Heitor Schuch também defende novo prazo. Nesta terça-feira (15), Schuch estará reunido com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, manifestando essa necessidade. Ele apresentou projeto de lei que prevê mais dois anos para a adesão.

Presidente da subcomissão, a deputada Liziane Bayer, considerou modelo o trabalho feito em Caxias do Sul. Ela disse que a metodologia será apresentada em Brasília. “Caxias pode ser considerada uma ilha no Estado. E mesmo assim, o município não conseguirá concluir o cadastro até 5 de maio”, constatou Liziane.

A próxima reunião da subcomissão ocorre na segunda-feira (21), durante a Expoagro Afubra 2016, em Rincon Del Rey, em Rio Pardo. No total, serão cinco audiências. Os próximos debatem ocorreram em Santa Maria, Santa Rosa, Bagé e Porto Alegre de 28 de março a 18 de abril.
Texto: Patrícia Meira