Liziane Bayer registra os 90 anos 
do município São Pedro do Sul 


A deputada Liziane Bayer (PSB) homenageou hoje (10), no Grande Expediente da sessão plenária, sua terra natal, São Pedro do Sul. O município, localizado na Região Central do Estado, se notabilizou por ser a maior reserva de fósseis vegetais do mundo. “É um fenômeno único, que ocorreu entre 206 a 248 milhões de anos atrás, durante a era Mesozoica, por uma combinação de vários fatores naturais”, ressaltou a parlamentar.



Os estudos sobre os fósseis são-pedrenses iniciaram na década 1970, constatando a existência de uma vasta floresta petrificada com aproximadamente 200 milhões de anos. “Para preservar este importante patrimônio científico foi criado em 28 de setembro de 1980 o Museu Paleontológico Municipal e, posteriormente, o Museu Paleontológico e Arqueológico Professor Walter Ilha, centro de divulgação, preservação e pesquisa dos patrimônios arqueológicos do local”, destacou Liziane.

A homenagem foi motivada pelo fato de o município completar 90 anos de fundação no próximo dia 22. “Esta é a primeira vez na história do Parlamento gaúcho que São Pedro do Sul recebe a distinção da homenagem em um Grande Expediente. Quis a História e quis Deus que a honra a mim coubesse, a segunda pessoa nascida no município a galgar, pelo voto popular, a condição de deputado estadual. Tal circunstância me emociona a alma e por isto digo, do fundo do meu peito, com toda a força da minha juventude e engalanada por esta tarde, que jamais te esquecerei São Pedro do Sul. Por onde ande no mundo, levarei comigo a tua lembrança e especialmente os momentos da minha primeira infância no Cerro Baltazar”, declarou emocionada.

Histórico
Liziane apresentou um histórico da cidade, enfocando aspectos da sua fundação à atualidade. O município, conforme lembrou, iniciou em 1870, com algumas casas próximas à primeira igreja, construída em terras doadas por Crescênio José Pereira e sua esposa. Em 1926, São Pedro do Sul emancipou-se de Santa Maria. Hoje, possui uma população de 16.817 habitantes, majoritariamente, urbana. “A religião predominante é a católica, seguida pela protestante. A etnia que predomina é a alemã, a qual conserva consideravelmente os hábitos e costumes de seus ascendentes, ficando em segundo lugar a etnia italiana”, completou a deputada.

Ela revelou que a energia elétrica só chegou ao município, distante 38 quilômetros de Santa Maria, em 1911, com uma máquina movida à lenha de propriedade de Henrique Bernhard. “Essa usina funcionava em uma casa antiga na rua XV de Novembro, onde hoje está o prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A luz era fornecida do anoitecer até a meia-noite. Em 1946, o prefeito Pedro Guilherme Maurer, preocupado com a redução da energia, resolveu construir uma usina hidroelétrica no Rio Toropi”, lembrou, enfatizando que a obra está desativada, mas há um projeto para colocá-la novamente em funcionamento. Atualmente, a energia elétrica é fornecida pela empresa AES Sul.

A homenagem foi acompanhada por conterrâneos e familiares da parlamentar, como o seu pai, missionário Alcides Bayer, líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus, o prefeito Marcos Senger, o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Parnov, e a vereadora Angélica Felske.
Também se manifestaram, por meio de apartes, os deputados Sergio Turra (PP), Jorge Pozzobom (PSDB), Missionário Volnei (PR), Edson Brum (PMDB), Aloisio Classmann (PTB), Bombeiro Bianchini (PPL) e Elton Weber (PSB). Texto: Olga Arnt - Foto: Elaine Martins