Instituto Leonardo Murilaldo e CCDH 
lançam livro “Sob o Céu da Cidade”



A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia e o Instituto Leonardo Murialdo lançam, nesta quinta-feira (31), o livro de poesias “Sob o Céu da Cidade”. A Noite Literária, que presta homenagem aos jovens, familiares, educadores e colaboradores da Rede de Ação Social Murialdo, acontece no auditório Dante Barone, a partir das 19 horas, e contará com a presença do presidente da CCDH, deputado Catarina Paladini e do Instituto Leonardo Murialdo.



Para o presidente da CCDH, deputado Catarina Paladini, a educação e a formação cultural são algumas das melhores maneiras de promover a cidadania e estimular o protagonismo. “Este foi um dos trabalho mais bonitos que pude acompanhar estando à frente da CCDH. Apoiar iniciativas como esta, que visam a promover o desenvolvimento humano através da arte, é nossa obrigação e, principalmente, uma satisfação. Nossas crianças e jovens precisam de mais espaços como o Murialdo, que os valorizem e permitam que mostrem toda a sua capacidade criativa”, disse.

A coordenadora pedagógica do Programa Jovem Aprendiz, Dione Gauto, afirmou que a surgiu "de um sonho que ousou desafiar um mundo que vivemos, onde os propósitos estabelecidos muitas vezes nos parecem vazios; com tempos líquidos que nos impedem de fortalecer os laços que em comum possuímos”.

A obra

O livro reúne 64 poemas de crianças, jovens e portadores de deficiência que revelam o olhar sobre a realidade social de Porto Alegre e as necessidades de mais políticas públicas que atendem suas demandas. Resultado da ação cultural “Representantes Autores”, o livro foi desenvolvido pelo Instituto, em 2015, com o objetivo de despertar novos talentos, democratizar o acesso à leitura e à informação com a formação de jovens leitores e escritores. A obra dá conta de uma série de reflexões que precederam a escolha do tema por mais de 200 jovens da Instituição motivados pelos educadores dos programas sociais.

O Murialdo é uma entidade beneficente, filantrópica e sem fins lucrativos que chegou ao Brasil em 1915, na cidade de Rio Grande, no Distrito de Quinta, e pertencente a Congregação Josefinos de Murialdo.  A entidade está localizada na periferia de Porto Alegre, no Bairro São José e atua especialmente na comunidade Morro da Cruz e arredores.