Em Morro Redondo, presidente da CCDH participa
de reunião sobre rede de atendimento local


O deputado Catarina Paladini, presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), esteve na manhã desta segunda-feira (14) em Morro Redondo. O encontro foi proposto pela vereadora Angélica Milich e realizou-se na Câmara de Vereadores, com a participação de Conselheiros Tutelares, educadores e representantes da área da saúde. Entre os temas abordados estavam as políticas públicas e a efetividade da rede de atendimento a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência no município.



A oportunidade, segundo Catarina, serviu para conhecer a realidade local e ampliar o debate sobre políticas públicas já existentes, especialmente para pessoas com deficiência. “Morro Redondo é um município atento às pautas que tratamos na CCDH, especialmente àquelas que afetam a vida de pessoas com deficiência. Mas há uma necessidade grande de formação e qualificação do atendimento para que as políticas públicas já existentes sejam aplicadas e possam dar resultados satisfatórios”, explicou.

O parlamentar reiterou a disponibilidade da CCDH em auxiliar na formação de agentes locais. Além disso, propôs, para o segundo semestre, a realização de um encontro com integrantes das redes de atenção. “Outros municípios enfrentam as mesmas carências de Morro Redondo. Se formarmos grupos de trabalho que atendam crianças, adolescentes, idosos e pessoa com qualquer tipo de deficiência, será possível promover um encontro de formação regional. Também poderemos possibilitar uma melhora no atendimento das principais demandas de cada município. A estrutura está pronta, basta informar e qualificar as pessoas que já desenvolvem esse trabalho”, avaliou.

Para a vereadora Angélica, o esclarecimento feito pelo presidente da CCDH foi fundamental para dar diretrizes ao trabalho que o município quer desenvolver. “Sabemos das carências da nossa cidade e da importância do fortalecimento da nossa rede de atendimento. O papel da Comissão para a nossa formação será fundamental, pois garantiremos a efetividade da rede, suprindo as nossas necessidades”, disse.

O coordenador do Conselho Tutelar no município, Salvador Ludtke, afirmou que a reunião foi esclarecedora para a atuação dos conselheiros. “Precisamos estar atentos à legislação. Para isso, sem dúvida alguma, precisamos de formação”, afirmou.

A coordenadora da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Michelle Marques Gonçalves, acompanhou a reunião e ficou responsável pelo acompanhamento das necessidades de Morro Redondo junto à CCDH. Texto: Cristine Franco / Foto: Alexandre Pureza