Audiência na Expoagro evidencia falta de
 condições para cumprimento de prazo do CAR 


Weber participa de audiência pública sobre cadastro Os relatos de agricultores familiares durante a audiência pública da subcomissão criada para tratar da adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado, durante a 16ª Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, reforçaram a necessidade de prorrogação do prazo de adesão que se encerra em 5 de maio. Na região, mesmo que os funcionários do sindicato dos trabalhadores rurais trabalhassem em três turnos diários o percentual de cadastros realizados não chegaria a 30%, expôs o presidente do STR Santa Cruz, Rentato Goerck. Dados apresentados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) mostram o tamanho do problema. Até agora, apenas 1 mil produtores fizeram o CAR entre os 68 mil associados no Rio Grande do Sul.



Proponente da subcomissão, o deputado estadual Elton Weber (PSB) espera que o relatório final possa sensibilizar a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, dos problemas técnicos e jurídicos que os produtores gaúchos enfrentam na tentativa de realização do cadastro. Weber quer ainda garantias de que os produtores não serão autuados, nem sofrerão sanções a partir de 6 de maio. Paralelamente, o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) colhe assinaturas para que o projeto dele que prorroga o prazo de adesão ao CAR por dois anos não passe pelas comissões da Câmara e seja apresentado diretamente para discussão em Plenário.

Para a relatora da subcomissão, deputada estadual Liziane Bayer (PSB), a situação é preocupante. “Esse trabalho pela Lei nº 12.651, de 2011, deveria ser gratuito e nós não estamos percebendo isso. Devido a necessidade e emergência de fazer o cadastro, as pessoas, muitas desesperadas, muitas vezes estão pagando um preço bem salgado”, lamentou. A subcomissão volta a se reunir na próxima segunda-feira (28), a partir das 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, em Santa Maria. Texto: Patrícia Meira/ Foto: Divulgação