Weber levanta demandas
 em roteiro pelo Interior



Saúde, energia elétrica e segurança contra incêndio estão entre as principais preocupações de agricultores familiares de dez municípios gaúchos visitados desde a segunda-feira (18) pelo deputado Elton Weber.

De acordo com Weber, a maior apreensão neste momento é com o atraso do repasse de verbas públicas para os hospitais, muitos já sem dinheiro para o pagamento de salário de funcionários, o que compromete o atendimento à população. Na segunda posição, aparece a baixa qualidade da energia elétrica e da Internet no campo. De acordo com Weber, onde não existe uma cooperativa gerando luz, o atendimento é caótico. “Os relatos serão matéria-prima para o trabalho que pretendemos desenvolver assim que a subcomissão para tratar de telecomunicações for aprovada pela Comissão de Agricultura, na volta do recesso parlamentar.”



Os agricultores também estão apreensivos com a futura regulamentação da chamada Lei Kiss, que pode trazer a reboque a exigência de PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio) em construções no meio rural. Se antecipando ao problema, o deputado irá protocolar em fevereiro o pedido de uma Comissão Especial para tratar do assunto. “Segurança é muito importante, mas precisamos discutir como não inviabilizar a atividade primária.”

O roteiro pelo interior prossegue até o dia 28 quando deverão ocorrer reuniões em 34 municípios do Estado. Texto: Patrícia Meira