PSB reafirma compromisso com 
Programa Cidades Sustentáveis



Representando o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, assinou na manhã desta quinta-feira (21), carta-compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), durante debate do Forum Social Mundial 2016, que acontece em Porto Alegre até o próximo sábado, dia 23. O Programa, apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de toda a sociedade. No final de setembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reúne 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.



Durante o debate sobre os desafios da implementação e municipalização dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil, Beto Albuquerque reafirmou o compromisso do PSB com a pauta e destacou a necessidade de criar uma nova cultura de gestão sustentável. “Eu tive a oportunidade, nas eleições de 2014, de subscrever esta carta que hoje se amplia com os objetivos mais atualizados. Precisamos criar uma nova cultura de transparência, sem medo de medir resultados, de planejar, de assumir compromissos junto à sociedade. O PSB veio aqui reforçar que todos os nossos candidatos socialistas, em todo o país, estarão orientados e mobilizados para pautar o debate sobre os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pois acreditamos que esse é o caminho para cidades mais honestas, mais justas na igualdade de direitos e oportunidades e mais humanas”.

O Programa Cidades Sustentáveis está estruturado em 12 eixos temáticos e oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana ― a Plataforma Cidades Sustentáveis. A plataforma reúne um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de boas práticas, com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios, ressaltando políticas públicas que já apresentam bons resultados em todas as áreas da administração.  A proposta pretende evidenciar que é possível fazer diferente, incentivando as transformações necessárias nas lideranças políticas para um presente melhor sem inviabilizar o futuro das próximas gerações.

Como aderir ao Programa

Prefeitos, partidos políticos e candidatos às eleições de 2016 podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta Compromisso. Com isso, os signatários se comprometem a realizar um diagnóstico do município a partir de indicadores apresentados pelo PCS, a elaborar o Plano de Metas e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores.

Mais informações sobre o Programa Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser obtidas no site www.cidadessustentaveis.org.br Texto: Fabiana Calçada/Foto: Daniela Miranda



Foto: Daniela Miranda