Bancada do PSB defende união de esforços e
 mais diálogo para enfrentar a crise do RS



O ano de 2015 foi difícil para o Estado, mas encerrou com a clara sensação de dever cumprido para a bancada do PSB na Assembleia Legislativa. Para os deputados socialistas, foi um ano de medidas amargas, mas necessárias, para enfrentar a crise financeira e estrutural do Rio Grande do Sul, que tem reflexos no dia a dia da população e exige um esforço coletivo para superar mês a mês as dificuldades. Em 2016, os socialistas apostam no diálogo, na transparência e união de esforços para vencer os inúmeros obstáculo e retomar o crescimento. Líder da bancada, o deputado Elton Weber frisa que irá cobrar que o aumento de impostos aprovado no Parlamento não tenha sido em vão.

Weber ressalta as lutas e desafios no sentido de manter serviços essenciais para os gaúchos, como saúde, educação e segurança, além de avançar em medidas que permitam o enxugamento da máquina pública e o desenvolvimento rural. “Foram muitos os temas encaminhados, entre os quais a apresentação do Projeto de Lei (PL) 31 2015, que prevê a posse de terra a agricultores familiares em caso de desapropriação indígena ou quilombola. Asseguramos a filantropia da Emater até 2017 e mantivemos a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas no campo” destaca.



A presidência da Comissão de Direitos Humanos (CCDH) foi um dos pontos de destaque das atividades do deputado Catarina Paladini, em 2015. “Promovemos uma série de debates que trataram demandas bastante difíceis e muito importantes, como violência, exploração sexual, corrupção de adolescentes, direito à moradia”. O espaço da CCDH também tratou de temas atuais como os crimes virtuais, a redução da maioridade penal e os partos humanizados.

Já a deputada Liziane Bayer, teve seus três primeiros projetos aprovados e transformados em Lei. O primeiro instituiu a Semana Estadual do Aleitamento Materno. As outras duas leis sancionadas instituem no calendário de Eventos do Estado o Outubro Rosa, que trata da prevenção do câncer de mama, e o Novembro Azul, que propõe ações em prol da saúde do homem. “Neste primeiro ano, priorizamos a saúde, à vida. Lutamos e continuaremos na defesa dos hospitais gaúchos”.
                                                                                       
Neste ano, o PSB entrará com mais profundidade num grande debate em nível estadual e nacional, mas não para fazer críticas aos problemas, e sim para ser porta-voz de novas ideias que dialoguem com os anseios dos gaúchos nas áreas da saúde, educação, segurança, agricultura. A revisão da dívida com a União, que sangra o Estado, e um novo Pacto Federativo que aumente os recursos aos estados e principalmente aos municípios é primordial para que o Rio Grande volte a crescer e terá o apoio da Bancada.  Texto: Fabiana Calçada/ Foto: Elaine Martins