Weber reconhece trajetória de lutas de Amauri Miotto 



 Por indicação do deputado Elton Weber (PSB), o líder sindical, cooperativista e agricultor familiar Amauri Miotto recebeu, nesta quinta-feira (10), a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa. Marcada pela emoção, a cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores de Taquaruçu do Sul, município onde reside. Familiares e companheiros de trajetória acompanharam a homenagem. O vice-presidente da Fetag-RS, Sérgio de Miranda, representou a entidade.


Filho e neto de agricultores, Miotto começou cedo na lida. Aos 12 anos, foi um dos sócios fundadores de um clube de jovens que trabalhava a educação rural. Em 1968, aos 18, ganhou o Troféu Interestadual de Suinocultura do Clube 4S. A trajetória sindical começou em 1970 quando eleito secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caiçara. Exerceu o cargo até 1973.

Também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen de 1990 a 1999, quando veio para a Fetag-RS, desempenhando as funções de Tesoureiro-Geral e diretor de Política Agrícola, de 1999 a 2011. Há quatro anos, voltou a sua propriedade aonde ficaram a esposa e os cinco filhos: Adriana, Andréia, Eliane, André e Amarildo. “Recebo o prêmio com muita humildade e surpresa. Minha vida foi de muito trabalho, com muita seriedade e dedicação”, disse Miotto.

Texto e Foto: Patricia Meira