Weber critica cancelamento de negociação 
do crédito fundiário em Porto Alegre 


O deputado Elton Weber (PSB) criticou, nesta quarta-feira (2), o cancelamento pelo secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adhemar Lopes de Almeida, da reunião agendada para o dia 8, na Fetag-RS, e que trataria sobre o crédito fundiário, parado no país. Weber lamentou que após toda a negociação feita em Brasília para trazer o secretário à Porto Alegre, agora Almeida tenha desmarcado. Ele estaria impedido de se deslocar à Capital devido ao recente contingenciamento de verbas do governo federal, que teria atingido o custeio de passagens.


Para o deputado, os constantes adiamentos da reunião, aliados a morosidade de entrada em vigor das novas regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), anunciadas em agosto pela presidente Dilma Rousseff, só reforçam a impressão de que o Ministério do Desenvolvimento Agrário perdeu peso político e força dentro do governo. O novo programa é cobrado há pelo menos dois anos no Grito da Terra Brasil. “Mesmo que o Conselho Monetário Nacional vote nesta semana o enquadramento de renda e patrimônio, acabamos o ano sem os avanços necessários.”

 Ao realizar na quarta-feira o balanço de 2015 e traçar perspectivas para 2016, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, avaliou que o governo tem demonstrado descaso com o crédito fundiário. “Aprendemos em 2014 e 2015 que a questão agrária não é prioridade. O governo não está cumprindo o que trata na mesa de negociação.” Texto:Patricia Meira /Foto: Juliana Mutti