Weber comemora fim das aposentadorias
vitalícias e defende mudanças em outros setores 


 Foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 22/2015 da deputada Any Ortiz que extingue a aposentadoria vitalícia para os próximos ex-governadores e que teve parecer favorável do deputado Elton Weber (PSB). Também foi aprovada a emenda de autoria de Weber que restringe o pagamento do benefício ao tempo de exercício no cargo, limitado ao período de quatro anos. “O meu parecer e o meu voto a favor do projeto expressam o meu desejo real de mudança, o desejo de acabar com o conflito entre direito e privilégio”, disse Weber em seu discurso.

O socialista também defendeu mudanças em outros setores da sociedade e lembrou que, neste sentido, tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 315/2015 que proíbe a aplicação de dinheiro público em times profissionais de futebol. De sua autoria, o projeto permitiria a economia do total R$ 140 milhões em patrocínio somente para Grêmio e Inter nos próximos quatro anos. Após 60 dias, o projeto teve na segunda-feira o parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça.
Hoje, o Estado gasta anualmente R$ 43 milhões em aposentadorias vitalícias para o pagamento de apenas 12 pessoas. As novas regras valerão a partir do próximo mandato. Texto: Patricia Meira - MTE 6413 | PSB - 17:46-08/12/2015 - Foto: Marcelo Bertani