Segurança Pública será reforçada em Santa Vitória do Palmar




A segurança pública será reforçada em Santa Vitória do Palmar, município de fronteira, localizado a cerca de 600 quilômetros de Porto Alegre. A notícia foi dada na tarde desta quarta-feira (2), pelo secretário da Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, durante audiência com o deputado Catarina Paladini e comitiva formada por veradores, representantes do Executivo Municiapal e lideranças de Santa Vitória. Segundo o secretário, estão autorizadas a ampliação da jornada dos policiais para casos de extraordinários e a criação de um grupo de trabalho que intensifique a fiscalização a fim de inibir o furto de animais nas propriedades rurais.



A reunião na SSP foi solicitada pela comunidade após audiência pública provocada pelos vereadores. Catarina, que acompanhou a audiência, destacou a importância da participação popular na causa. “No encontro que tivemos em Santa Vitória, a insegurança retratada pela comunidade era preocupante. Os relatos foram, sem dúvida, decisivos. Na zona rural a situação se mostrou ainda mais grave, porque há uma significativa distância entre as propriedades rurais e a delegacia do município, além das estradas, que garantem uma rota de fuga até mesmo para o Uruguai”, disse.

O secretário ponderou que está atento à realidade do município. “O abigeato que ocorre em Santa Vitória é o de carneada, o que coloca a população da cidade e região em outro risco, que é o de consumir a carne não fiscalizada. Nestes casos, o Estado não pode agir sozinho. Precisamos do apoio dos órgãos fiscalizadores do município para garantir que o comércio não receba esse produto. Se não houver demanda, o crime tende aser  reduzido”, alertou.

Jacini explicou, ainda, que o grupo técnico de trabalho será formado por profissionais da agricultura, meio ambiente, vigilância sanitária, saúde e segurança. Eles atuarão especialmente no comércio alimentício. “Através desse grupo, é possível fiscalizar e inibir o comércio ilegal de carne. No que diz respeito à segurança na cidade e áreas turísticas, o comando local terá autonomia para que, nos períodos críticos, a carga horária dos policiais seja ampliada”, informou.

MONITORAMENTO
Também foi apresentado aos representantes do executivo municipal o projeto que permite a implementação do sistema de monitoramento por câmeras de vigilância. “É um projeto que permite, através de um policial, termos o monitoramento de diferentes pontos da cidade, em tempo real. Isso facilita a atuação da Brigada e amplia a sensação de segurança da população”, explicou o secretário.

Participaram da audiência o procurador jurídico da prefeitura de Santa Vitória do Palmar, Paulo Judice Filho, o presidente da Câmara de Vereadores, Volmair Barreto, o secretário municipal do Gabinete de Gestão Integrada, Sandro Fagundes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Denilson Aguiar e a representante da Associação Comercial e Industrial (ACI), Nádia Martins Pires.

Texto: Cristiane Franco