Secretário Minetto recebe Prêmio
 Folha Verde da Assembleia




Em solenidade na tarde de segunda-feira (7) no Teatro Dante Barone, a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC), fez a entrega do Prêmio Folha Verde. Foram agraciadas pessoas, instituições e empresas que se destacaram em 10 categorias, pelo seu trabalho em benefício do crescimento do setor primário e do desenvolvimento da economia gaúcha. O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, foi agraciado na categoria Agrícola.

Os vencedores foram indicados por deputados estaduais. Esta é a quinta edição do Prêmio, instituído em 3 de outubro de 1995, com o propósito de reconhecer o trabalho de entidades e personalidades com importante presença no setor primário gaúcho e brasileiro.

O presidente da Assembleia, Edson Brum, saudou a presença e a importância de todos os atores da cadeia produtiva do RS. “Trago o reconhecimento dos 55 deputados às ações de todos vocês. O Rio Grande não seria nada se não fosse a agricultura e a pecuária”. Ressaltou que, além dos 40% do PIB, o segmento é responsável por três dos principais itens na pauta de exportações: soja, tabaco e carne, numa demonstração da importância do binômio emprego e renda para o Rio Grande.

Conforme o presidente da Comissão de Agricultura, Adolfo Brito, a “premiação encerra com chave de ouro um ano de muito trabalho, mas também com bons resultados para o setor agropastoril gaúcho”. Lembrou que o segmento, responsável por 40% do PIB rio-grandense, é o que “coloca alimentos nas nossas mesas. Os seus resultados positivos relevantes ao longo de muitos anos colocaram o RS como protagonista no cenário nacional e impulsionador do progresso”.

Vencedores por categorias
Agrícola: Tarcísio José Minetto, secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS
Pecuário: Associação Brasileira de Angus
Florestal: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)
Cooperativas Agrícolas: Sistema Ocergs/Sescoop-RS
Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais: Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag/RS)
Propriedade Agropecuária Modelo: Olivas do Sul Agroindústria Ltda
Mídia Agrícola: Programa Rio Grande Rural, Emater
Reforma Agrária: Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag/RS)
Setor Público Agropecuário: Emater
Agricultura Ecológica: Cooperação de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda (Coopeg)
Foto: Vinícius Reis