PSB apresenta relatório de atividades 2014-2015
 

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, apresentou nesta quinta-feira (4), em reunião do Diretório Nacional, relatório anual da Comissão Executiva Nacional. Com 200 páginas, o livro registra as atividades entre 13 de outubro de 2014 e 6 de novembro de 2015, com a apresentação do planejamento estratégico do partido até 2018.  

Para o presidente nacional do PSB, o relatório procura, além de construir a memória do partido, evidenciar a articulação das teses desenvolvidas pelo durante o período.“Nessa publicação, procura-se evidenciar, portanto, que o valor fundamental que orienta o PSB e que o diferencia em todo o espectro partidário é o primado do socialismo democrático”, afirma o presidente na introdução do relatório.

“O PSB pensa a democracia em sentido forte e, consequentemente, busca praticá-la internamente, realizando o exercício complexo e necessário da convivência em meio às diferenças e à diversidade. Não partilhamos da ideia, liberal em sua extração, de uma democracia destinada apenas aos espaços públicos. Desejamos uma família democrática, ambientes de trabalho democráticos e, em consequência, um partido que possa se definir por essa condição e, com fundamento nesse valor, se apresentar à sociedade brasileira”, acrescenta.

O relatório apresenta as atividades iniciadas com a eleição de Carlos Siqueira para a Presidência do PSB, em 13 de outubro de 2014, até 6 de novembro de 2015. Além de relatar o planejamento estratégico do partido até 2018, o anuário destaca as resoluções aprovadas pela Executiva Nacional e pelo Diretório Nacional; reuniões dos presidentes estaduais; reuniões com as bancadas; filiações, viagens e debates, atividades internacionais, entre outras.

O anuário também reserva um capítulo para celebrar os 30 anos da redemocratização do Brasil e a participação do PSB neste período. Também traz um mapa das notícias publicadas sobre o partido na mídia.

Planejamento estratégico
 No anuário, PSB apresenta sua plataforma programática até 2018, com diretrizes para a elaboração de um projeto político, econômico e social para o desenvolvimento do País. “O PSB tem por missão disseminar e consolidar o socialismo democrático, contribuindo de forma decisiva para diminuir a desigualdade que prevalece no Brasil. Realizará sua missão por meio da formulação e implementação de um projeto nacional de desenvolvimento, que valorize a produção, estimule o investimento e dignifique o trabalho, elimine a pobreza absoluta e promova a emancipação das pessoas”, afirma o documento.

Em uma consulta interna com participantes dos trabalhos, os filiados ao PSB entenderam que deve ser priorizada a elaboração de políticas para a educação pública. O partido considera que, apesar da melhora nos índices do ensino superior, o Brasil falhou em reduzir o analfabetismo absoluto e funcional, em formar jovens mais bem preparados para o mercado de trabalho e para uma vida cidadã.

A melhoria da saúde pública, uma ampla reforma urbana, saneamento básico e a reforma tributária foram outras políticas prioritárias elencadas na pesquisa.