Proposta inclui debate da Lei sobre "Políticas Públicas sobre Drogas" na grade curricular das escolas gaúchas



Cerca de 56% dos jovens brasileiros já tiveram contato com drogas em algum momento de suas vidas. Os dados são do Conselho Nacional de Entorpecentes, que também identificou que, por ano, cerca de 8 mil jovens morrem por consequência do consumo excessivo de drogas. Preocupado com os índices, o deputado Catarina Paladini protocolou um projeto de Lei que insere na grade curricular do ensino médio das redes pública e privada do Estado, conteúdos sobre a Lei nº 11.343, conhecida como "Lei das Drogas".


Para o parlamentar, através da informação será possível aumentar a prevenção do uso de entorpecentes pelos jovens. "Sabendo dos riscos que o uso de drogas pode oferecer, acredito que diminuiremos o uso. Não falar é pior. E, como o período escolar é a fase em que os jovens estão em formação intelectual e da sua personalidade, acredito que seja um período adequado. E quanto mais informações eles tiverem sobre o a realidade que envolve o universo das drogas e do tráfico, mais distantes permanecerão desse mundo”, justifica o parlamentar.



Catarina lembrou ainda que é preciso debater não apenas o uso, mas o tráfico e a criminalidade decorrente desta prática. "A expectativa de vida de jovens que são aliciados pelo tráfico é de pouco mais de 20 anos. Ou seja, um absurdo. Além disso, muitas mortes violentas que atingem a juventude brasileira têm ligação com o tráfico. Não podemos nos omitir diante dessa realidade”, afirma.



O que diz a lei


A Lei nº 11.343 de 23 de agosto de 2006 institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) e prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. A lei estabelece, ainda, normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de de entorpecente, definindo os crimes que envolvem.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Agência da AL