Projeto de Catarina Paladini reconhece o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata como de relevante interesse cultural



O deputado Catarina Paladini entregou ao prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo, cópia do protocolo do projeto de lei que reconhece o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata como de relevante interesse cultural e o insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Em reunião realizada nesta terça-feira (22), o parlamentar destacou que valorizar as diferentes manifestações culturais é uma das ações de seu mandato na Assembleia Legislativa.



Titular da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Tecnologia, Catarina lembrou que o Festival foi criado em de 1998 e já está em sua 12ª edição. Coordenado pelo Grupo Bailado Gaúchos, Folclore, Arte e Danças, o evento reúne grupos de diferentes regiões brasileiras e até mesmo de outros países. “Nosso objetivo é preservar e divulgar as manifestações do folclore gaúcho e brasileiro, promovendo uma troca com a cultura de outros países. Trata-se de um evento que movimenta não apenas o universo cultural gaúcho, mas também a economia da região”, afirmou.

O autor do projeto destacou que, desde a criação, o festival já reuniu representantes de países como Peru, Portugal, Israel, Chile, Turquia, Alemanha, Canadá, Filipinas, Espanha, Inglaterra, entre outros. “A arte é uma das melhores maneiras de disseminar nossa cultura. E este é um espetáculo que abre portas e já é reconhecido como um dos maiores e melhores festivais de folclore do Brasil, especialmente porque propõe um intercâmbio artístico-cultural entre os artistas e também com o público”, destacou.

Para o prefeito, Volnei Minozzo, a ação do deputado valoriza o trabalho do município que se empenha em promover um dos melhores festivais culturais do Estado. “Para nós é uma alegria muito grande ver nosso trabalho reconhecido dessa forma. O deputado Catarina é parceiro da nossa cidade desde seu primeiro mandato legislativo, e suas ações sempre vem ao encontro do nosso desenvolvimento”, afirmou.

A última edição o Festival Internacional de Folclore, realizada no ginásio municipal de Nova Prata, reuniu mais 1,5 mil artistas e registrou público de quase 50 mil pessoas. Também participaram da reunião os vereadores Paraíba Mamede e Juraci de Oliveira.

Texto e foto: Cristiane Franco