Programas da Prefeitura de Passo Fundo são 
destaque na Comissão de Assuntos Municipais da AL

Prefeito Luciano Azevedo (PSB) falou sobre projetos inovadores e exitosos de sua gestão 


O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB), apresentou na manhã desta terça-feira (15), alguns dos projetos inovadores e exitosos de sua gestão desenvolvidos no município, durante reunião da Comissão de Assuntos Municipais, na da Assembleia Legislativa. Na abertura, Luciano falou das dificuldades enfrentadas na atual conjuntura econômica e política do país. “A prefeitura de Passo Fundo enfrenta problemas como a maioria das cidades, decorrentes da crise econômica do Brasil. Para enfrenta-los é preciso criatividade, pois mesmo com a crise é possível fazer mais. A prova disso são as premiações que o município vem recebendo, como o Prêmio Gestor Público, Líderes e Vencedores, entre outros que muito nos orgulha”. 


Conforme o prefeito, muito do reconhecimento de sua administração se dá pelo modelo de gestão adotado, que “respeitou a qualificação técnica do secretariado”. “Fomos buscar nossos secretários na academia, com qualificação técnica. Estabelecemos metas e prazos e a cada três meses fazemos uma avaliação do trabalho, quando cada secretário ganha uma nota”, destacou

Entre os projetos apresentado, Luciano Azevedo falou do programa “Meu Bebê, Meu Tesouro”, que promove atenção integral à saúde da mãe e do bebê até o primeiro ano de vida da criança, mediante um conjunto de ações voltadas a estimulação, proteção e cuidado da gestante e da criança. “Hoje atendemos 1028 mães, que recebem monitoramento, orientações, kit de enxoval para o bebê, atendimento em casa em casos de gravidez de risco, entre outros procedimentos”. Outro projeto inovador apresentado foi o “Uma Criança, Uma Árvore”. “O programa nasceu da ideia de iniciar um trabalho de educação ambiental no município. Cada criança nascida é homenageada com o plantio de uma árvore nativa e o certificado desta ação. Já são quase 7 mil árvores plantadas e cuidadas”, comemorou.

Na área da educação, prioridade do governo socialista, o prefeito detalhou os programas como “Olhar de Criança”, que cuida da visão das crianças entre três e seis anos de idade e que melhorou o rendimento escolar, e o “Uniforme Escolar”, que atende 16 mil crianças de 67 escolas garantido uniforme e cumprindo o papel de promover a igualdade entre os alunos. Ainda na área da educação, os parlamentares da Comissão puderam conhecer o programa “Minha Escola de Cara Nova”, que busca melhorar as condições de infraestrutura das instituições de ensino com a meta de renovar todo o mobiliário das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental e o “Escola de Hackers”, que rendeu a premiação Líderes e Vencedores deste ano, promovida pela Assembleia em parceria com a Federasul, na categoria Referência Educacional. 

Iniciativas como a “Creche Noturna”, pioneira no país, e programas de governo como o “Prefeitura Bairro a Bairro”, “Farmácia Mais Perto”, que deu a Passo Fundo o título de melhor cidade média do Brasil em Saúde, segundo a Revista IstoÉ, e “Vacinação em Casa” foram outras ações apresentadas por Luciano. 
Ao finalizar, o prefeito ressaltou que o país vive um momento difícil e desafiador, onde a política está desmoralizadas em todos os níveis. “Nosso papel é trabalhar para que a população volte a acreditar na atividade política que é indispensável e para isso precisamos usar os exemplos positivos que de fato melhoram a vida das pessoas”.

Presente na reunião, o deputado Catarina Paladini (PSB), destacou o trabalho de Luciano Azevedo à frente da prefeitura de Passo Fundo pela coragem na tomada de decisões, muitas vezes, polêmicas, mas que resultam em ações prioritárias para a comunidade. “A situação enfrentada hoje por todos os municípios é de dificuldades diante da ausência de recursos importantes. Mesmo assim, o que vemos na prefeitura de Passo Fundo é uma gestão marcada pela seriedade e pela preocupação com as reais necessidade da população. Vemos entrega de obras. Vemos melhoria na vida das pessoas. Vemos resultados! Passo Fundo tem uma gestão exitosa e que serve de exemplo para muitos municípios em razão justamente da coragem do prefeito Luciano e de sua equipe. Eles seguem quebrando paradigmas e consolidam-se como um modelo de gestão pública eficiente e reconhecido com prêmios importantes. Sempre há muito o que fazer, mas a partir do momento que se estabelecem as prioridades, as decisões são tomadas e as coisas acontecem”, afirmou.

O encontro, proposto pelo deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), contou com a participação de deputados, prefeitos e outras lideranças políticas.

Conheça mais dos programas do governo de Passo Fundo acessando o site: http://www.pmpf.rs.gov.br/ Texto: Fabiana Calçada/Foto: Guerreiro