Presidente da Comissão de Direitos Humanos conhece Lar de Idosos Maurício Seligmann



O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Catarina Paladini, visitou nesta quarta-feira (16) o Lar de Idosos Maurício Seligman, em Porto Alegre. Ele conheceu a estrutura e o atendimento oferecido aos internos. Localizado em uma área de 12 hectares, o Lar atende cerca de 70 pessoas e completará 50 anos em 2016.



Recebido pelos administradores, Catarina pode observar que a estrutura oferecida atualmente permite aos idosos um atendimento diferenciado, com oficinas e atividades musicais e recreativas. “É um espaço bem estruturado, que atende às necessidades de quem vive no Lar. Fico sempre feliz ao ver espaços assim, pois o Brasil está envelhecendo e temos que nos preparar para isso. Nos próximos 30 anos, um terço da população brasileira será formada por idosos! E todos almejamos viver muito e com qualidade”, disse o parlamentar.

Já o presidente do Lar Maurício Seligman, o médico Mario Schvartzman, afirmou que a instituição se mantém com o pagamento de mensalidades e, especialmente, por meio de doações. “Não é um trabalho simples, mas contamos com importantes contribuições de antigos internos e de benfeitores que escolhem a nossa instituição para contribuir de alguma forma. Temos uma atividade importante aqui, que é dar dignidade às pessoas que precisam de uma atenção especial nessa fase da vida”, salientou.

O presidente da CCDH parabenizou a direção pelo trabalho e lembrou que a expectativa do IBGE é de que, até 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de brasileiros com até 29 anos. “O Brasil está se encaminhando para se configurar como um país com mais idosos do que crianças, e trabalhos como esse são fundamentais para garantir a dignidade dessa população”, disse.

Também participaram da visita os vice-presidentes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Albert Poziomyck e Luis Carlos Levenzon, o vice-presidente do lar, Nilton Lerrer , e o secretário, André Susserman.

Surgimento

A ideia de construção do Lar surgiu após a Conferência de Reparações, criada pelo Congresso Judaico Mundial, a fim de destinar recursos às comunidades judaicas em todo o mundo. O intuito era deduzir os prejuízos causados pelo nazismo, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial.

Texto e foto: Cristiane Franco