Federação Israelita agradece apoio da CCDH em episódio envolvendo a UFSM



O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Catarina Paladini, recebeu na manhã desta quarta-feira (2), os representante da Federação Israelita, Luiz Carlos Levanzon, Alberto Poziomyck e Armando Burd. Na ocasião, foi entregue ao parlamentar um ofício da entidade em agradecimento à intervenção da CCDH no ato discriminatório contra alunos e servidores israelitas, ocorrido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O caso aconteceu em outubro e provocou reação do presidente da Comissão, que encaminhou nota de repúdio à reitoria da Universidade.


Catarina afirmou eu não é possível que fatos como o de Santa Maria - e tantos outros que ocorrem no país - não provoquem reação da sociedade. “Repudiamos toda e qualquer forma de preconceito. E é nosso dever cobrar uma postura adequada de quem promove atitudes preconceituosas”, afirmou.

O representante da Federação, o advogado Luiz Carlos Levanzon, informou que, após a nota emitida pela CCDH, foram realizadas reuniões entre a comunidade Israelita e o reitor da universidade. Nestes encontros, foram prestados todos os esclarecimentos. “Em decorrência dessas reuniões, a Universidade fez uma retratação pública, por meio da imprensa, reconhecendo o erro cometido. Por isso nosso agradecimento à Comissão, através do presidente, pela atuação atenta e de relevante importância para a nossa comunidade. Defendemos o respeito à democracia, aos direitos humanos e combatemos toda e qualquer manifestação discriminatória ”, ressaltou Levanzon.

Texto: Cristiane Franco