Deputado Catarina reivindica qualificação na telefonia rural de Farroupilha



O deputado Catarina Paladini intermediou reunião entre diretoria da Oi - Brasil Telecom, vereadores de Farroupilha e moradores do interior da zona rural da cidade. Em discussão, a qualidade do serviço de telefonia móvel, fixa e internet no interior de Farroupilha. A demanda foi apresentada em razão dos prejuízos sofridos pelos agricultores - em função do não encaminhamento de notas fiscais eletrônicas, por exemplo -, bem como a influência da falta de comunicação que provoca a evasão dos jovens das propriedades agrícolas.


Recebido pelo diretor de Assuntos Institucionais, Jaime Borin, Catarina perguntou sobre a previsão de investimentos no setor. Segundo o parlamentar, as constantes reclamações apresentadas pela comunidade impõe sentimento de urgência. “Não podemos mais deixar que as pessoas fiquem incomunicáveis. Além da dificuldade de usar o telefone, as famílias enfrentam problemas para a realização de seus negócios, pois até mesmo a emissão de notas eletrônicas, exigidas em alguns setores da economia, não estão sendo enviadas em tempo hábil, pela deficiência do serviço. O prejuízo é enorme”, apontou o deputado.

Borin explicou que na telefonia fixa, a Oi está realizando uma série de mudanças no sistema, ampliando a frequência de sinal. “Com isso a empresa tem o prazo até março de 2016 para que todas as residências cadastradas em um raio de 30 km do centro de Farroupilha estejam contempladas com a telefonia fixa”, garantiu. Já o sinal de celular e internet 3G, o diretor informou que a solução é a instalação de mais antenas e um investimento R$ 3 milhões. Além disso, segundo ele, é preciso haver demanda.

Também participaram da reunião os vereadores Lino Troes, José Mario Bellaver, Maristela Pessin e Juvelino de Bortoli. Os representantes do legislativo de Farroupilha entregaram ao diretor as atas das reuniões realizadas com as comunidades atingidas pela falta do serviço.

Texto: Cristiane Franco