Deputado Catarina propõe isenção de taxas em concursos públicos estaduais para doadores de sangue e de medula óssea



No dia que marca a abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, o deputado Catarina Paladini finalizou a redação de um projeto de lei que isenta doadores de medula óssea e de sangue do pagamento de taxas na inscrição de concursos públicos em instituições estaduais. O projeto contempla processos seletivos de ingresso em espaços de trabalho, bem como nos cursos das instituições estaduais de ensino superior. A proposta tem por objetivo estimular a doação de sangue e de medula.


Catarina falou da importância de ampliar o número de doadores cadastrados nos registros do Estado para a doação de sangue e medula óssea. “Ainda não temos tão difundido na sociedade o hábito de doação de sangue e de medula óssea. Temos que encontrar mecanismos para ajudar nesse sentido. A demanda é grande e só faz aumentar. Na maioria dos casos, o tempo de espera influencia no tratamento do paciente, portanto, quanto mais doadores, maior a chance de salvar vidas. E quanto mais estímulos oferecermos para as pessoas participarem dessas ações, melhor será para todos”, afirmou.

O parlamentar finalizou a redação do PL, que será protocolado ainda esta semana, justamente na data da abertura da Semana de Mobilização Nacional de Doação de Medula, instituída pela Lei nº 11.930 de 2009, conhecida como Lei Pietro, em homenagem ao filho do deputado federal Beto Albuquerque (autor da lei). Pietro foi vítima de leucemia mielóide aguda e faleceu após 14 meses de luta contra a doença. Segundo Albuquerque, o Brasil já possui cerca de 4 milhões de doadores de medula óssea cadastrados e o RS 300 mil.

"Importante a ação do deputado Catarina Paladini. A discussão tem de ser feita e ampliada. Felizmente aumentamos de 100 mil para quase 4 milhões o número de doadores de medula óssea no país. Hoje, nosso desafio é que todos tenham seu cadastro atualizado para serem achados quando necessário", explicou Beto Albuquerque. Quem já é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) deve atualizar os dados neste link: http://redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro/.

Paladini lembrou, ainda, que o verão é uma época em que as doações de sangue caem muito e a necessidade aumenta. "Espero, com o projeto, conscientizar os gaúchos e gaúchas. Gestos simples podem ser a chance de vida de outro ser humano. A decisão está em nossas mãos", finalizou.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Agência da AL