Catarina encaminha reconstrução de muro 
na Escola Lima e Silva, em Pelotas, junto à Seduc



A urgência para a reconstrução do muro da Escola Estadual Lima e Silva, na Guabiroba, em Pelotas, pautou o encontro entre o deputado Catarina Paladini, o secretário adjunto da Educação do RS, Luis Antônio Alcoba de Freitas, o diretor administrativo da Seduc, Marcelo Verlindo, e o diretor da 5ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, Júlio César Diógenes. O muro foi derrubado a partir do início de obras de reforma e manutenção do prédio da escola, ainda em 2014. Até hoje não foi executada obra de reparo, e os alunos ficam expostos a riscos.


Catarina destacou que a escola está em uma região que enfrenta sérios problemas de segurança. A ausência do muro de proteção é um fator que aumenta o risco para os estudantes e funcionários. “Há uma preocupação com a integridade das crianças, não apenas pela questão da violência do local, mas pelo fato de não dar à comunidade escolar, a segurança e a integridade que precisam. São 1.100 alunos que frequentam a escola diariamente e estão expostos a atropelamentos e outros sinistros”, frisou.

Alcoba explicou que a secretaria tem conhecimento da importância da obra, mas precisa respeitar os trâmites exigidos para a reparos em prédios públicos. “Vamos fazer o que for possível para agilizar o encaminhamento dessa obra ainda em dezembro para que, no começo do próximo ano letivo, a obra já tenha sido realizada”, disse. Até o dia 11 de dezembro a obra deverá estar empenhada.

Além da construção do muro, Catarina lembrou que devem ser contempladas a pintura e a conclusão da laje superior da escola. “São demandas emergenciais e que, certamente, receberão a atenção necessária por parte das secretarias de Educação e de Obras”, informou o deputado.

A reunião, que contou com a participação de integrantes da Secretaria de Obras púbicas e da empresa responsável pela obra, ocorreu na segunda-feira (30/11), no gabinete da Secretaria Estadual de Educação. Texto e foto: Cristiane Franco