Catarina acompanha audiência de comitiva de Frederico Westphalen e Taquaruçu do Sul com secretário dos Transportes 



O deputado Catarina Paladini acompanhou uma comitiva de Frederico Westphalen e Taquaruçu do Sul em audiência com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, para tratar das condições das estradas que ligam os dois municípios à BR 386. A maior preocupação dos moradores da região é com a falta de um trevo de acesso à rodovia federal. Isso coloca em risco pedestres e passageiros de veículos que trafegam pelo trecho.


Catarina informou ao secretário que a outra grande preocupação dos gestores municipais e da Reitoria da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) é o risco oferecido aos estudantes no deslocamento até o campus. “Sabemos da condição econômica do nosso Estado, mas isso não pode nos imobilizar e deixar de trazer essa situação ao conhecimento da Secretaria. Ainda mais que, por ser um trecho relativamente curto - cerca de 2,5 km separam o local em que pleiteiam o trevo e o acesso à universidade -, muitos alunos vão a pé ou de bicicleta para o local. Outro agravante é a falta de acostamento ou de uma ciclovia, que aumenta o risco a que estão expostos todos”, alertou.

O prefeito de Taquaruçu do Sul, Vanderlei Zanata, lembrou que a batalha pela melhoria dos acessos teve início em 2011. “Nossa preocupação é exclusivamente com a segurança das pessoas que circulam diariamente pelo trajeto que liga nossa cidade à Frederico. O município passou a ser referência para muitos estudantes em razão dos preços dos alugueis, por isso há grande movimentação entre os municípios. E nossa obrigação, como gestores, é garantir o mínimo de segurança para essas pessoas”, afirmou.

O secretário reconheceu a importância da demanda e afirmou que todas as solicitações serão avaliadas e terão seus projetos desenvolvidos em consonância com o Daer. Ele falou, ainda, das mudanças ocorridas na região, após a instalação da universidade. “A região de Frederico Westphalen ganhou novas características com a chegada da universidade. A economia mudou e isso nos exige mais atenção para projetar ações que acompanhem essas transformações. As demandas apresentadas são justas e serão priorizadas pelo nosso departamento de projetos. Vamos dedicar nosso corpo técnico para isso, mas com a ressalva de que não podemos nos comprometer com prazos para a execução”, salientou.

Westphalen encaminhou a solicitação do projeto ao diretor Administrativo do Daer, Saul Sastre, também presente na reunião. Estiveram presentes, ainda, o secretário de Saúde de Taquaruçu do Sul, Jair Zancan, o vereador do município, Valmor de Bona, e os professores da URI e do Instituto Federal, Nei Ferreira da Rosa e César Gonzales.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Kelen Rauber