Bandinha Tannenwald empolga o público
 na entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, na noite de quinta-feira (3), no Teatro Dante Barone, a entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2015, assinalando os 30 anos de morte do cantor, compositor, cineasta e ator gaúcho. Criado em 1997, para homenagear esse símbolo da música rio-grandense que ultrapassou as fronteiras do Estado, o Prêmio Teixeirinha, visa a valorizar e divulgar a música e os artistas gaúchos, particularmente da vertente regional.

Promovido em parceria com instituições do segmento musical e do folclore, neste ano foram contempladas 17 categorias. O grupo Tannenwald, de Nova Petrópolis, venceu na Categoria Bandinha Típica Alemã e quando subiu ao palco levantou o público, que aplaudiu de pé.

 De acordo com o diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, foi um momento impar para o grupo, formado atualmente por oito músicos e com longa carreira de shows e animação de grandes eventos. Em seu discurso, Staudt ressaltou a importância da convivência harmônica de culturas e externou o orgulho de vencer um concurso que leva o nome de um dos mais importantes artistas gaúchos, Teixeirinha.

O deputado Elton Weber (PSB), responsável pela indicação da bandinha para concorrer ao prêmio, ressaltou que o prêmio valoriza a rica tradição germânica em nível estadual, além de reafirmar os contrastes culturais no Estado. “Foi uma noite de muito orgulho, de festa para todos nós”, sintetizou. Weber que entregou outros três prêmios na Categoria Trovadora para Tetê Carvalho; na Categoria Pajador para Pedro Júnior da Fontoura e na Categoria Grupo de Dança Gaúcha para o CTG Tiarayú, de Porto Alegre.

A cerimônia teve início com uma apresentação de Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto, e com um minuto de silêncio ao gaiteiro do grupo, Alecsandro Machado, falecido na quarta-feira. O encerramento foi com a apresentação artística de Espedito Abrahão & Os Campeiros. Texto: Patricia Meira /Foto: Marcelo Bertani