Agricultor familiar recebe Medalha da 54ª Legislatura 



Por indicação do deputado Elton Weber, líder do PSB na Assembleia Legislativa, Amauri Miotto será agraciado no dia 10 deste mês com a Medalha da 54ª Legislatura. Líder sindical, cooperativista e agricultor familiar, Miotto receberá a medalha na Câmara de Vereadores de Taquaruçu do Sul. Com longa trajetória nas lutas por melhores condições de renda e vida para a agricultura familiar, Miotto disse que o prêmio significará um alento no ano de contrastes e marcado pelo falecimento da esposa. “Recebo o prêmio com muita humildade e surpresa. Minha vida foi de muito trabalho, com muita seriedade e dedicação.”



Conhecido por sua serenidade, Miotto, filho e neto de agricultores, começou cedo na lida. Aos 12 anos, foi um dos sócios fundadores de um clube de jovens que trabalhava com a educação rural. Em 1968, aos 18, foi o ganhador do Troféu Interestadual de Suinocultura do Clube 4 S. A trajetória sindical começou em 1970 quando foi eleito secretário do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Caiçara, cidade onde nasceu. Exerceu o cargo até 1973.

Também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen de 1990 a 1999, quando veio para a Fetag-RS onde desempenhou as funções de Tesoureiro Geral e diretor de Política Agrícola  de 1999 a 2011. Há quatro anos, voltou a sua propriedade aonde ficaram a esposa e os cinco filhos: Adriana, Andréia, Eliane, André e Amarildo. Todos estarão no dia 10 na homenagem ao pai, um exemplo de lutador do campo. Texto: Patricia Meira /Foto: Marcelo Bertani