Projeto de lei de Liziane Bayer valoriza o atletismo gaúcho 


A deputada estadual Liziane Bayer (PSB) protocolou nesta quarta-feira (4-11) projeto de lei que valoriza a participação de atletas em corridas de rua, maratona e meia maratona no Rio Grande do Sul.



Segundo a parlamentar há inúmeras competições, como a Maratona Internacional de Porto Alegre, que incentivam a prática do atletismo, mas ao mesmo tempo obtêm altos ganhos sem valorizar aqueles que treinam e buscam classificação. "Aqui no estado temos a própria Maratona de Porto Alegre, que além de cobrar valor de inscrição muitas vezes não acessíveis a alguns atletas, recebe verba de patrocínio e, em alguns casos, financiamento do governo do estado", comentou Liziane.
O projeto que prevê 20% da arrecadação para premiar os classificados em suas categorias já tem precedente em Campinas (SP) onde foi aprovado e é lei.

Leonardo Ribas, treinador da seleção brasileira de atletismo, avaliou a proposta. "Acho bem interessante a premiação em dinheiro. Por outro lado as provas que não possuem muito recurso terão mais dificuldades em realizar os eventos, podendo comprometer o número de provas", observou.
O próximo passo é avalição na Comissão de Constituição e Justiça e posteriormente votação em plenário.

A deputada Liziane finaliza chamando atletas, entidades e todos interessados no assunto a contribuir com o tema. "É hora de debater, e melhorias sempre são bem-vindas. O que não podemos é permitir a continuidade do que hoje acontece aqui no Rio Grande do Sul sem a devida contrapartida aos atletas que participam das corridas".

Texto e foto: Maurício Pinzkoski