Estrela recebe audiência pública para debater a violência contra mulher 



Atendimento da Rede Lilás será debatido em Estrela, na Câmara de Vereadores A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Catarina Paladini (PSB) realiza, nesta quarta-feira (25), em Estrela, audiência pública que abordará o funcionamento da Rede Lilás e o atendimento às mulheres vítimas de violência no RS. Promovida em parceria com a Comissão Especial em Defesa dos Direitos da Mulher da AL/RS, a audiência acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 19h.


Catarina Paladini explicou que a escolha de Estrela se deu pelo protagonismo da cidade no atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica, através da Patrulha Maria da Penha, que se tornou referência em atenção às mulheres no País. “É fundamental ouvir os relatos locais para aprendermos. A discussão é de extrema relevância e precisamos debater o tema em diferentes municípios, apontado as conquistas e os desafios ainda enfrentados”, disse.

Segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado, divulgados pela imprensa nesta segunda-feira (23), as ações envolvendo violência doméstica vêm aumentando no Rio Grande do Sul. Até a primeira metade de outubro, havia mais de 121 mil processos em tramitação. No que diz respeito à ações preventivas, 58 mil mulheres já recorreram à Justiça e solicitaram medidas protetivas para manter os seus agressores a uma distância segura.

Campanha recente das Nações Unidas (ONU), aponta que, a cada 15 segundos, uma mulher cai da escada, no banheiro ou tropeça no tapete; a cada uma hora e meia, uma mulher não sobrevive para contar a próxima desculpa. "Isso mostra que além da violência física, há a violência psicológica. As mulheres têm vergonha de denunciar as agressões. Muitas se acham culpadas. Ninguém tem culpa de ser agredido. Todos somos responsáveis pelo fim da violência contra a mulher. Temos que denunciar", alertou Paladini.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Luiz Morem