Deputada Liziane aprova PL 
que oficializa Outubro Rosa



O parlamento gaúcho aprovou por unanimidade, na terça-feira (10), o Projeto de Lei 284/2015, da deputada estadual Liziane Bayer que institucionaliza, no Rio Grande do Sul, outubro como mês símbolo do combate ao câncer de mama. “Mais que um projeto, é um desejo de contribuir como parlamentar na luta de milhares de gaúchas que estão em tratamento e, de alguma forma, me solidarizar com seu sofrimento e luta, sempre com a expectativa da cura”, comemorou. O PL segue agora para sanção do governador José Ivo Sartori.

Grande Expediente
Em outubro, mês dedicado à conscientização das mulheres para os cuidados com a saúde, a parlamentar socialista ocupou a tribuna, no espaço do Grande Expediente, para destacar a importância da mobilização. "O Outubro Rosa, muito mais do que uma expressão, é um símbolo”, iniciou Liziane Bayer, “símbolo do amor e do respeito àquelas que nos dão a vida”, destacando a importância do mês para a realização de exames de saúde das mulheres, em especial o câncer de mama, segunda causa de morte feminina no País, conforme o Instituto Nacional do Câncer.

Liziane também registrou, durante o pronunciamento, a preparação da medicina brasileira para enfrentar a doença, através de aparelhos sofisticados para a detecção do câncer e sua cura. Outra orientação dos médicos é o exame de toque da mama, que pode ser feito durante o banho e permite identificar algum caroço ou alteração, caso em que é preciso buscar imediato atendimento médico. “É importante lembrar que, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura”, apontou.

"A cada cem mil mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, 64, em média, são acometidas anualmente pelo câncer de mama. É um índice alto demais, que precisa ser reduzido. Esse é o desafio que precisamos vencer". 

Foto: Elaine Martins