Weber lamenta derrubada de relatório no caso Basegio e festeja aprovação do parecer do projeto que extingue pensões vitalícias


O deputado Elton Weber (PSB) lamentou que o seu relatório favorável ao prosseguimento do processo de cassação do deputado Drº Basegio (PDT) tenha sido derrubado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Ele reafirmou que o parecer considerou tão somente a legalidade do processo, construído e aprovado por unanimidade pela Comissão de Ética. E considera que o processo é constitucional. Dos 12 integrantes da CCJ, cinco votaram a favor do relatório. Pelo estatuto, o parecer somente passaria com maioria absoluta: sete votos. Com a derrubada, o projeto foi redistribuído para novo parecer. O novo relator é o deputado Ciro Simoni (PDT).



Na mesma sessão, os deputados que integram a CCJ aprovaram o parecer de Weber sobre o projeto da deputada Any Ortiz (PPS) que extingue a pensão vitalícia para ex-governadores e estabelece o prazo de até quatro anos para a manutenção do pagamento após o desligamento da função. Apesar da morosidade na aprovação - o relatório foi apresentado para votação em 18 de agosto – o deputado sempre teve confiança em sua aprovação. Hoje o Rio Grande do Sul gasta R$ 4,3 milhões por ano com este benefício. “Foi dado um passo importante para o fim de privilégios, quem ganha é a sociedade", celebrou o socialista.

Texto: Patrícia Meira - Foto: Marcelo Bertani