Em reunião com secretário-adjunto da Cultura, bancada defende investimentos na área para reduzir a criminalidade



Investir em cultura como forma de diminuir a violência e a criminalidade. Essa é a proposta da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa, que reuniu-se na última quinta-feira (22) com o secretário –adjunto da Cultura do Rio Grande do Sul, André Kryszczun (PSB). “A cultura, por meio de programas sociais, pode ser um fator determinante para melhorar a segurança pública e alcançar mudanças significativas no setor a longo prazo”, defendeu a deputada estadual Liziane Bayer, que acompanhada do coordenador da Bancada, Mário Bruck, representou os deputados socialistas na agenda.


No encontro, o secretário –adjunto explicou a estrutura e alguns programas da Pasta, como o projeto Escola da Ospa na Comunidade, que tem por objetivo aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido pela Escola de Música da Ospa. A iniciativa, que estreou em maio deste ano, já promoveu apresentações em hospitais, escolas, lares de idosos e centros culturais e de atendimento sócio-educativo. Kryszczun também detalhou o funcionamento do Pró- Cultura, que promove a aplicação de recursos financeiros decorrentes de incentivos a contribuintes e do Fundo de Apoio à Cultura, em projetos culturais.

Os socialista aproveitaram a ocasião para convidar André Kryszczun para participar do seminário promovido pela Bancada que irá debater a segurança pública sob a ótica da cultura de paz. O evento acontece na próxima quinta-feira (29), a partir das 18h30, nas Sala Maurício Cardozo, na Assembleia Legislativa.

Também participaram da audiência os assessores parlamentares dos gabinetes dos deputados Elton Weber e Catarina Paladini e Liziane Bayer, Lotário José Dias, Ana Lígia Spuny, Letícia Soares. Texto e foto: Fabiana Calçada