Deputado Catarina sugere a promoção 
de políticas públicas contra o câncer 


Com o objetivo de promover políticas públicas preventivas de combate ao câncer, o deputado Catarina Paladini fez uma visita ao gabinete da primeira dama do Estado, Maria Helena Sartori, na manhã desta terça-feira (13). Ele apresentou o trabalho desenvolvido pela ONG Penélopes Solidárias, de Erechim, que atua em ações que amenizam os efeitos provocados pela doença.


Maria Helena Sartori se disponibilizou em receber representantes da ONG e fará convite oficial para que participem, no próximo dia 15 de outubro, às 17 horas, no Palácio Piratini, da solenidade alusiva ao movimento Outubro Rosa. “Será uma honra ter esse grupo conosco para a solenidade. São esses pequenos gestos que fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou.

Catarina explicou que o trabalho da organização é feito por voluntárias que venceram a luta contra o câncer. “Elas atuam voluntariamente na melhora da autoestima especialmente de crianças em tratamento contra o câncer. Entre as ações, está a coleta de mexas de cabelos para a confecção de perucas. O material é enviado ao hospital da Criança Santo Antônio, para depois ser doado aos pacientes”, disse.

O parlamentar frisou que, a exemplo da organização de Erechim, é importante que o Estado amplie o trabalho desenvolvido atualmente no tratamento da doença. “A cada ano, no Brasil, quase 500 mil pessoas são diagnosticadas com algum tipo de câncer, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.  Mais do que garantir o tratamento com medicação adequada, precisamos dar mais atenção às pessoas e às famílias que enfrentam esse problema. Para isso, ações como a da ONG Penélope precisa ser ampliada e, nosso trabalho é promover ações que permitam que isso aconteça”, destacou. Texto: Cristiane Franco - MTE 11163 | PSB - 14:01-14/10/2015 - Foto: Jaque Borba