Catarina participa de homenagem a Eduardo Campos na Câmara dos Deputados


O deputado Catarina Paladini (PSB) participou da Sessão Solene realizada pela Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (12), em Brasília, para homenagear o ex-governador de Pernambuco e ex-presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Ele foi lembrado no plenário da Câmara dos Deputados também por ter sido líder da bancada socialista. A cerimônia contou com a presença da viúva, Renata Campos, dos cinco filhos do casal, e da mãe de Campos, Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), além de parlamentares e autoridades.



Catarina falou sobre a homenagem e da perda que o Brasil sofreu com a morte prematura do socialista. “Lembro como se fosse hoje a última conversa que tive com Eduardo. Ele estava em Pelotas, onde fizemos uma grande agenda. Falamos sobre o desafio e a coragem que são necessárias para fazermos a política. Ele inspirava pelo exemplo, pela fé, pela palavra, pela postura. Faz falta. Todas as homenagens são justas, pois ele é uma das mais importantes figuras políticas da nossa democracia e deve ser lembrado para sempre desta forma”, disse.

O filho mais velho de Campos, João foi o responsável pela homenagem ao pai e na tribuna, falou da luta do ex-governador para melhorar o país e pediu união para solucionar os problemas brasileiros. “Se estivesse aqui, Eduardo pediria que não deixássemos de acreditar na força do povo e na sua capacidade de superar desafios”, disse. Lembrou o primeiro discurso do pai, ao assumir o governo de Pernambuco pela primeira vez, quando falou de sua vontade de construir um tempo novo. “Um tempo em que a indignação seja ferramenta para o enfrentar a pobreza, a miséria, a violência e a exclusão.”

Em 13 de agosto de 2014, Eduardo Campos, então candidato à Presidência da República pelo PSB, morreu vítima de um acidente aéreo em São Paulo. Na véspera, ele pediu aos brasileiros que não desistissem do Brasil.
Também morreram no acidente Alexandre Severo, fotógrafo; Carlos Augusto Leal Filho (Percol), jornalista; Pedro Valadares Neto, assessor e ex-deputado federal; Marcelo Lyra, cinegrafista; Geraldo Magela Barbosa da Cunha, piloto; e Marcos Martins, piloto​.

Homenagem
O deputado Catarina Paladini também irá prestar homenagem ao líder socialista Eduardo Campos e seu avô, Miguel Arraes, em Grande Expediente que acontece ás 14 horas no Plenário 20 de Setembro, da Assembleia Legislativa.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Flávia Moreira Lima