Weber esperava mais 
avanço na pauta estadual 



Após um dia de manifestações na Capital durante o 21º Grito da Terra Brasil 2015, os mais de 3 mil agricultores familiares acompanharam o anúncio do governador José Ivo Sartori as 63 demandas negociadas pela Fetag-RS com nove secretarias. O deputado Elton Weber (PSB) esperava mais avanço, especialmente em áreas como agroindústria familiar e infraestrutura no meio rural. “Nós vamos dar continuidade na negociação com o governo para evoluir com essa pauta.”


Apesar disso, Weber enumerou pontos positivos, como a garantia da ampliação da distribuição do protetor solar para os 354 municípios ligados à Fetag e que manifestaram interesse em receber o bloqueador sem necessidade de decreto complementar. Nos últimos 12 meses o projeto piloto foi realizado em 129 municípios. O projeto é do deputado Heitor Schuch.

Outro quesito destacado por Weber foi a publicação do Decreto 52.434/20-15 que propõe mudanças nas sanções em caso de divergência na declaração dos dados cadastrais de propriedades rurais. Weber disse ainda que a continuidade do Troca-Troca traz tranquilidade ao produto.

Presidente licenciado da Fetag, o deputado dedicou o grande expediente na Assembleia Legislativa ao Grito da Terra 2015. Em seu pronunciamento, ele falou sobre as conquistas nestes 21 anos de mobilização e expôs preocupações com o futuro. Centenas de agricultores familiares lotaram o Plenário para acompanhar a sessão. O presidente da Assembleia Legislativa Edson Brum chegou a cogitar abrir o Dante Barone para que todos os produtores que estavam do lado de fora pudessem acompanharam o pronunciamento. Texto: Patricia Meira/ Foto: Juliana Mutti