Weber cobra verba anunciada pelo MDA há dois anos para kits 


O governo gaúcho pretende finalizar, nesta sexta-feira (17), um plano de metas para envio ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O documento é a mais nova exigência da União para a liberação de R$ 1,8 milhão destinados à compra de Kits para municípios que aderirem ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf) no Rio Grande do Sul. A contrapartida estadual, de R$ 237 mil, já está depositada. O diretor do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos da Secretaria da Agricultura, Antônio Machado de Aguiar, espera que agora não haja mais empecilho para o repasse.


O deputado Elton Weber Weber criticou a morosidade no processo e lembra que essa verba foi anunciada no Plano de Safra 2013/2014. “O governo federal precisa cumprir o convênio que já tem dois anos. Esse é um dos importantes instrumentos para que o programa aconteça de fato já que até agora apenas cinco municípios aderiram. ”

Na última quarta-feira, estiveram na Capital prefeitos de 20 dos 28 municípios vistoriados para adesão ao Susaf, mas que apresentam pendências em suas agroindustrias. A reunião foi fruto da cobrança de Weber para que o governo gaúcho agilize as vistorias, uma das deliberações da audiência conjunta promovida por ele e o deputado Edegar Preto. “Existem muitas dúvidas por parte dos municípios sobre o dia a dia, então não podemos ter novas regras antes de estruturar o sistema”, disse Weber sobre normativas que volta e meia são editadas pelo Ministério da Agricultura.

Texto: Patricia Meira / Foto: Juarez Junior