PSB/RS investe na qualificação da gestão partidária





Com o objetivo de implantar um modelo de gestão eficiente também na administração partidária, seguindo o legado de Eduardo Campos no Governo de Pernambuco, o PSB/RS realizou encontro neste sábado (25) com presidentes municipais e secretários de finanças do partido de todo o Estado, no salão da Igreja Pompeia, em Porto Alegre. A direção reuniu cerca de 150 dirigentes com o intuito de informar sobre as alterações presentes na nova resolução do TSE, n° 23.432 e assim contribuir com aprimoramento das prestações de contas das direções municipais. Foram repassadas informações sobre movimentações das contas bancárias, doações aos partidos, sobras de campanha, gastos partidários e comprovações, forma de apresentação das prestações de contas e sanções.


O presidente estadual do PSB e vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, informou que o encontro integra o planejamento estratégico visando à qualificação e o protagonismo estadual da sigla. “O compromisso com a boa gestão partidária também é ingrediente para o sucesso eleitoral do partido”, destacou o líder socialista.

O secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, salientou que o encontro serve também de preparação para as eleições municipais de 2016. Para ele, que é dirigente e deputado estadual, o crescimento do PSB não pode ser apenas quantitativo, mas, sobretudo, deve priorizar a qualidade das filiações. “As novas filiações integram as estratégias visando o crescimento do PSB, mas é fundamental que exista afinidade política e ideológica”, disse, salientando, ainda, a importância e o reflexo das eleições municipais para o crescimento e a busca de melhores condições de vida para os gaúchos. 

Segundo o prefeito de Cachoeirinha e presidente municipal do PSB, Vicente Pires, é fundamental que a gestão (pública e/ou partidária) seja responsável e criativa, considerando as particularidades de cada município. “Esse é um tema de fundamental importância para os presidentes, gestores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e futuros mandatários”.

O secretário de finanças do PSB/RS, Claudemir Bragagnolo (Braga), reiterou que a atividade integra o planejamento estratégico da sigla. “Hoje o foco do encontro é a organização financeira e administrativa, mas o planejamento também prevê atividades destinadas ao capital humano, com foco no desenvolvimento organizacional e tecnológico do PSB em todo o Estado”.

O deputado federal José Stédile fez uma avaliação do cenário político do primeiro semestre e lembrou que a reforma política foi um dos principais temas abordados no Congresso Nacional. Conforme o socialista, porém, o resultado aprovado em Brasília está longe de satisfazer os anseios da população e de fato, garantir o aperfeiçoamento da democracia brasileira.  “Sobre a Reforma Política aprovada, me lembro daquela velha frase: nada está tão ruim que não possa piorar. Mesmo assim, nossa bancada seguirá trabalhando para moralizar o Congresso, mostrar dignidade e honrar o PSB, os gaúchos e os brasileiros”, disse, fazendo referência ao colega Heitor Schuch.

Os advogados convidados, Vanir de Mattos e Luciano Manini destacaram o caráter diferenciado da iniciativa. Os profissionais apresentaram um resumo da legislação eleitoral voltada à prestação de contas, com destaque para a nova resolução do TSE e esclareceram as dúvidas manifestadas pelos dirigentes presentes. Texto: Saul Teixeira e Daniela Miranda Fotos: Daniela Miranda